Informação da Publicação

Título Assistência de Enfermagem aos Recém-Nascidos com Cardiopatias Congénitas
Autor(es)
Palavras-chave
cardiopatia congénita
recém-nascido
neonatologia
assistência de enfermagem
Data 2015
Resumo
O estudo do tema “Assistência de enfermagem aos recém-nascidos com cardiopatias congénitas (CC)”, constitui um grande desafio visto tratar-se de um tema ainda pouco explorado na área de enfermagem e sobre tudo em Cabo Verde.
A escolha do tema deve-se ao fato de tratar-se de uma patologia que exige um cuidado rigoroso e dai a importância dos enfermeiros possuírem conhecimentos sólidos nessa área, devido a necessidade de prestar cuidados adequados e de perceber e interpretar os sinais que o recém-nascido (RN) demostra, ajudando desse modo num diagnostico precoce, onde através deste se pode oferecer a devida assistência e salvar a vida de um recém-nascido com cardiopatia congénita.
Tendo em conta estes pressupostos surge o presente trabalho que tem por objetivo, identificar as principais limitações a assistência de enfermagem aos recém- nascidos com cardiopatia congénita no serviço de neonatologia do Hospital Batista de Sousa (H.B.S.). Para alcançar o objetivo utilizou-se a metodologia qualitativa do tipo exploratório com uma abordagem fenomenológica utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista estruturada que foi aplicado a seis (6) enfermeiras do serviço de neonatologia do H.B.S.
Desta pesquisa pode-se constatar-se que o enfermeiro tem uma função fulcral no atendimento e assistência/prestação de cuidados dos RN com CC visto ser o profissional de saúde que está mais próximo, e que esta a maior parte do tempo junto do RN prestando cuidados adequados as suas necessidades.
Os enfermeiros também têm grande importância na assistência aos familiares dos RN com CC, dando-lhes as informações adequadas sobre a patologia e capacitando- os a cuidar do RN após a alta hospitalar.
Com a análise dos dados colhidos pode-se concluir que o serviço de neonatologia do HBS apresenta muitas limitações no atendimento aos RN com CC, nomeadamente grande défice no que diz respeito aos materiais necessários na assistência desses RN, o número de enfermeiros não é suficiente e bem como o espaço não é adequado para as exigências desse tipo de cuidado.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1uu7T_IE0GTm7sRX4kVMOw8GiL3FsxDDV/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro