Informação da Publicação

Título Repercurção da histerectomia na vida sexual das mulheres: Intervenções de Enfermagem
Autor(es)
Palavras-chave
histerectomia
sexo
sentimentos
enfermagem
Data 2015
Resumo
Com este estudo pretende-se identificar os sentimentos das mulheres antes e após a histerectomia e as interferências emocionais para sua saúde sexual. Foi feita uma abordagem qualitativa descritiva, sendo a população alvo dez mulheres submetidas à histerectomia: duas do pré operatório e as restantes do pós-operatório. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada com perguntas abertas relacionadas com os sentimentos relacionados com a cirurgia.
As interferências na saúde sexual e nos sentimentos da mulher histerectomizada devem ser minimizadas pelos profissionais de saúde, nomeadamente pelos enfermeiros, com a estimulação do diálogo e do autocuidado.
O enfermeiro deve ter um papel facilitador para a mulher nos atendimentos de ginecologia, realçando a necessidade do autoconhecimento para o seu desempenho sexual.
A maioria das mulheres descreve a histerectomia como um alívio para os sintomas, apesar disso apresentam medo e receios antes da cirurgia pelas mudanças sexuais, porém, depois vêm o procedimento como positivo para a saúde sexual.
Os objectivos deste estudo foram alcançados, devendo-se aqui destacar a importância do apoio da família, amigos e do enfermeiro na fase de reabilitação da utente, pois é esse apoio que ira ajudá-la a enfrentar com optimismo os impactos a nível psicológico e social.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1IbNHoF9R8qJI9xm-BJoWoyVTv3V00Poo/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro