Informação da Publicação

Título Enfermagem Na Promoção Da Qualidade De Vida Da Pessoa Com Esquizofrenia
Autor(es)
Palavras-chave
enfermagem
esquizofrenia
qualidade de vida
Data 2016
Resumo
Este trabalho pretendeu identificar as intervenções de enfermagem promotoras da qualidade de vida da pessoa com esquizofrenia. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa.
Participaram deste estudo quatro enfermeiros do Serviço de Saúde Mental do Hospital Baptista de Sousa e sete pessoas com esquizofrenia não hospitalizadas e na fase de estabilização da doença. Utlilizou-se como método de recolha de dados a entrevista semi- estruturada dirigida tanto aos enfermeiros como às pessoas com diagnóstico de esquizofrenia. Para estes últimos, utilizou-se ainda a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida para Pacientes com Esquizofrenia – QLS-BR.
De um modo geral, os resultados evidenciaram prejuízo considerável na QV de todos os participantes com diagnóstico de esquizofrenia. Percebe-se que as intervenções de enfermagem promotoras da QV das pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, porventura por falta de preparação teórico-científico, limitam-se à prestação de cuidados de saúde e fomentação da adesão ao tratamento, quando na verdade se sabe que a promoção da qualidade de vida vai além dos cuidados de saúde. As intervenções de enfermagem promotoras da QV passam por, entre tantas outras, determinar a aceitação do papel por parte do cuidador, auxiliar o paciente a identificar os vários papéis na vida e a identificar estratégias positivas para lidar com as mudanças no papel, colaborar no desenvolvimento de programas de ação da comunidade, encaminhar a grupos de apoio, encorajar atividades sociais e comunitárias, auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades de enfrentamento e solução de problemas, determinar se o paciente apresenta risco a si ou para os outros, determinar a carga psicológica do prognóstico para a família, avaliar a sua reação emocional e oferecer informações sobre o progresso do paciente, conforme a preferência do mesmo.
Espera-se que este trabalho motiva o interesse para novos estudos nesta área e que seja um documento útil para a prática de enfermagem nos campos da promoção da qualidade de vida da pessoa com diagnóstico de esquizofrenia.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1rmBvDWlpr1rUuNkln6dFaj_Wr8c6KLVi/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro