Informação da Publicação

Título Intervenções de enfermagem aos utentes com úlceras venosas crónicas
Autor(es)
Palavras-chave
úlcera venosa crónica
intervenções de enfermagem
cuidados ambulatórios
Data 2016
Resumo
O cuidado aos indivíduos portadores de feridas crónicas constitui-se como um problema em larga escala, representando um desafio constante que tem de ser enfrentado quotidianamente, tanto por quem vivencia tal situação, como pelos cuidadores formais ou informais destas pessoas, ou até mesmo por aqueles que com estas convivem.
O tema do trabalho apresentado, abrange o conceito de Intervenções de enfermagem aos utentes com úlceras venosas crónicas A escolha do tema vai de encontro ao interesse próprio resultante dos vários anos de trabalho e convivência com pessoas portadoras de úlcera venosa crónica.
O objetivo geral do trabalho, consiste em “demonstrar a importância de assistência de enfermagem ao doente portador de úlcera venosa crónica no ambulatório de cirurgia do Hospital Batista de Sousa”.
Para a realização deste trabalho, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório e descritivo. Como método para a recolha de informações, utilizou-se entrevista semiestruturada, com 7 utentes que fazem curativos no ambulatório do Hospital Batista Sousa.
Das entrevistas realizadas pode-se observar que esses utentes entendem muito pouco da doença que possuem, afirmam não ter interesse em saber, e que o importante é ir três vezes por semana fazer curativos. Mas também conseguimos observar que os enfermeiros já estão acostumados com esses utentes e mesmo assim continua a fazer uma devida educação para a saúde, prevenindo assim futuras complicações.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1M8RJ-YDZl5F2A_Ue9UWdWb6zfvVjGYa-/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro