Informação da Publicação

Título Abstenção Eleitoral Nas Eleições Presidenciais De 2016 Em Cabo Verde: Caso De São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
participação politica
participação eleitoral
abstenção eleitoral
cultura política
Data 2017
Resumo
O problema da participação dos cidadãos nas sociedades democráticas tem vindo a conhecer um interesse crescente, visto que os sistemas e as figuras políticas têm vindo a confrontar-se com um desinteresse progressivo por parte dos vastos setores populacionais. A abstenção consciente ou inconsciente reflete desilusão, fadiga e negação de voto positivo, não apenas a um ou a outro partido, mas ao sistema todo.
A abstenção tem vindo a ganhar força representando uma ameaça tanto para o partido no poder como também para os partidos na oposição, afetando dessa forma todo o sistema político.
Cabo Verde nas últimas décadas vem-se confrontando com altos índices de abstenção. E sendo que o voto se traduz num dos fundamentos da legitimidade política, a abstenção não pode deixar de ser vista como uma ameaça e essa legitimidade.
Este trabalho tem por finalidade analisar os motivos da abstenção nas eleições presidenciais em São Vicente. E ao longo do trabalho podemos constatar que muitos eleitores mostrem-se desinteressados pela política, e não foram as urnas porque admitem não terem nenhum interesse nem por política nem por eleições. Por outro lado também constatamos que independentemente do nível de instrução as pessoas mostram-se desinteressadas, contudo podemos ver que indivíduos menos instruídos demonstram ter menos interesse ou nenhum interesse na política do que indivíduos mais instruídos. Também podemos ver que o fato do maior partido da oposição não ter apoiado nenhum candidato, não contribuiu para influenciar a abstenção.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/14ooI8VASt68qrOXT6NfnoE_ub1itlQdv/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro