Informação da Publicação

Título A Assistência humanizada da enfermagem durante o trabalho de parto e parto no serviço de maternidade do Hospital Regional João Morais
Autor(es)
Palavras-chave
humanização
humanização da assistência ao parto
humanização do trabalho de parto
trabalho de parto
parto
Data 2017
Resumo
O presente trabalho, intitula-se a assistência humanizada da enfermagem durante o trabalho de parto e parto no serviço de maternidade do Hospital Regional João Morais e pretende-se demonstrar a importância da humanização dos cuidados prestados, durante o trabalho de parto e parto, uma vez que, é uma prática, que vem sendo implementado nos últimos anos, no Hospital Regional João Morais, no intuito de se tornar uma instituição de referência, a nível dos cuidados prestados, durante o período de gestação ao puerpério.
A motivação pela escolha do tema surgiu, portanto, da necessidade de compreender e promover esta prática, uma vez, que é um tema pertinente, que envolve a gestação e o nascimento que são vivências do dia-a-dia, onde precisa ser dada uma atenção especial e ainda, com a finalidade de aumentar os conhecimentos, visto que é um tema, pouco explorado nesse meio.
O índice elevado de cesarianas, as elevadas taxas de mortalidade materna e neonatal, as violências obstétricas, geram inúmeras preocupações mundiais, e requerem soluções urgentes, para a melhoria da assistência prestada. O estudo do referido tema, tem como objetivo geral: analisar a importância da implementação da Assistência Humanizada da enfermagem, no trabalho de parto e parto, no serviço de maternidade, do Hospital Regional João Morais.
Para a elaboração do trabalho, optou-se, por um estudo do tipo qualitativo com abordagem descritiva, exploratória e fenomenológica, realizado no período, de abril a junho de 2017, à um grupo de oito puérperas do serviço da maternidade, do Hospital Regional João Morais. Os resultados do estudo comprovam a importância atribuída a Assistência Humanizada da Enfermagem, durante o trabalho de parto e o parto no Hospital Regional João Morais, traduzindo numa estratégia de desenvolvimento, onde é dado uma atenção especial a mulher e a criança. Percebe-se ainda que, os enfermeiros da maternidade do Hospital Regional João Morais, estão preparados, para lidar com a parturiente de forma holística, humanizada e envolvendo-as no processo do cuidar.
Constata-se, ainda que, se deve trabalhar vários aspetos relacionados à comunicação, para que todas as parturientes possam perceber a verdadeira importância dessa assistência e o motivo de cada procedimento, a que são submetidas.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1EypsFACIbudSggPoeNVwX4hLe_mk6nBW/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro