Informação da Publicação

Título A Problemática Do Stress Nos Enfermeiros No Serviço Do Banco De Urgência HRJM: Implicações Na Prestação De Cuidados No Serviço Do Banco De Urgência
Autor(es)
Palavras-chave
stress
urgência e emergência
equipe de enfermagem
Data 2017
Resumo
O presente trabalho intitula-se, a problemática do stress nos enfermeiros no serviço do Banco de Urgência Hospital Regional João Morais: Implicações na prestação de cuidados no serviço do Banco de Urgência, tendo como objetivo principal, analisar as implicações do stress vivenciados pelos enfermeiros na prestação de cuidados no serviço de urgência do referido hospital. Julgou-se pertinente abordar essa temática, pois uma pessoa vítima de stress a qual os fatores alteram o estado emocional faz com que este interfira diretamente no estado físico do mesmo.
O stress é considerado uma doença psicossomática e as causas variam de pessoa para pessoa. Para tal, optou-se por uma metodologia qualitativa, do tipo estudo exploratória descritivo. A de colheita de dados utilizada foi, a entrevista estruturada, com perguntas abertas a quatro (04) enfermeiros que trabalham diariamente com utentes no Serviço Urgência do Hospital Regional João Morais (HRJM). O tratamento dos dados foi efetuado através da análise de conteúdos.
Conclui-se que o serviço de urgência e emergência é considerado um setor desgastante, tanto pela carga horaria como pela especificidade das tarefas exercidas pelos enfermeiros do Serviço de Urgência (SU). As condições insatisfatórias, relacionadas às extensas jornadas de trabalho, ausência de períodos de descanso, períodos fatigante, ter só um enfermeiro por turno interferem direta ou indiretamente na saúde do trabalhador, tornando sua rotina diária muitas vezes fonte de sofrimento, exploração e doença.
Tipo Monografia Licenciatura - Tese de Licenciatura
URL https://drive.google.com/file/d/17Q9LtIsEmFms2f3SO88X3QfuQMrkdozo/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro