Informação da Publicação

Título Assistência de enfermagem á parturiente com depressão pós parto (DPP) no serviço de maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
depressão
pós-parto
assistência de enfermagem
puerpério
Data 2017
Resumo
Este trabalho cuja temática é a assistência de enfermagem á parturiente com depressão pós-parto realça a necessidade de dotar cada vez os profissionais de enfermagem de conhecimentos á cerca dessa patologia e de como desenvolver estratégia de prevenção e controlo as parturientes com depressão pós-parto.
Segundo as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão configura-se como a quinta causa de morbidade entre todas as doenças do mundo, responsável por uma significante parcela da morbidade e mortalidade em todo o mundo. Face a essa problemática desenhou-se o presente estudo que tem como objetivos geral verificar assistência de enfermagem prestadas às parturientes com depressão pós-parto internadas no serviço maternidade do Hospital Baptista de Sousa.
Trata-se de um estudo qualitativo, de carater descritiva tendo como público-alvo os enfermeiros do serviço da Maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa. Foram entrevistados sete enfermeiros com mais de cinco anos de trabalho no serviço. Como instrumento de recolha de informações foi utilizado um guião de entrevistas.
Os resultados do estudo indicam que o enfermeiro tem uma importante função a cumprir, cuja responsabilidade ética é promover o cuidado de qualidade da puérpera prevenindo as complicações que poderão surgir desse quadro. Não obstante a geração das novas tecnologias consequentemente os avanços das ciências de saúde, consta-se que o enfermeiro é um profissional indispensável no cuidado a gestante e puérpera acompanhando-a ao longo de todo o ciclo gravídico, estando mais próximo do utente, prestando cuidados 24 horas por dia.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1Z3NScxlsn6KRVwrBkm64ksygNfkW74vs/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro