Informação da Publicação

Título Autonomia do enfermeiro no serviço do banco de urgência de adulto do Hospital Baptista de Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
autonomia em enfermagem
a tomada de decisão
etapas do processo decisório
Data 2017
Resumo
O trabalho tem por finalidade conhecer o nível de autonomia percebida pelos enfermeiros do serviço do banco de urgência de adultos do Hospital Dr. Baptista de Sousa, cuja temática é “ Autonomia do enfermeiro no serviço do banco de urgência de adultos do HBS”. A enfermagem em Cabo Verde, é uma classe que esta a aumentar ano após ano, mas muito pouco houve-se questionar sobre a sua autonomia, ela existe ou não, e qual é a sua importância no dia-a-dia do enfermeiro.
A Autonomia em enfermagem é a capacidade do profissional em agir sem ser influenciado por terceiros, de acordo à ética profissional com intuito de proporcionar o bem-estar do utente. Para a realização do trabalho optou-se por um estudo qualitativo, descritivo, exploratória e fenomenológica.
A população do estudo foi constituída por sete enfermeiros que trabalham nesse serviço e o instrumento de recolha de informações foi a entrevista semiestruturada.
Os resultados evidenciaram que todos os entrevistados tem autonomia necessária para executar qualquer procedimento de enfermagem em situações de urgência e emergência e que a autonomia do enfermeiro é um ferramenta fundamental no processo de cuidar, pois o enfermeiro ganha mais confiança, e consequentemente uma boa autoestima o que permite ao enfermeiro ganhar mais destreza na realização de qualquer procedimento.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1M62iPVG9TTXGRHbQ2bB1RCEjb0Q6PTl_/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro