Informação da Publicação

Título Contribuição do enfermeiro na reinserção do utente portador de esquizofrenia no concelho da Ribeira Grande
Autor(es)
Palavras-chave
esquizofrenia
reinserção social
enfermeiro
família
Data 2017
Resumo
A esquizofrenia é avaliada como uma das patologias que surge como um dos desafios mais graves da área da psiquiatria, e uma das mais complicadas que envolve ostentações variadas de patologias relacionadas com a mente humana tais como o comportamento, perceção, emoção, pensamento e movimento. Apesar de ser uma doença crónica grave, em Cabo Verde (CV) ela está relacionada com crendices populares por isso, os doentes são rotulados e descriminados. Este estudo teve com objetivo identificar qual o papel do enfermeiro na reinserção do portador de esquizofrenia no Concelho da Ribeira Grande.
Para isso, foi utilizado um guião de entrevista, que foi aplicado a seis (6) enfermeiros da Delegacia da Ribeira Grande (RG) que estão ligados a saúde comunitária. Desses são dois (2) do sexo feminino e quatro 4 do sexo masculino com idade compreendida entre vinte e seis (26) a quarenta e quatro 44 anos em que três (3) dos quais são licenciados e outros três (3) com bacharelo. Os resultados do estudo indicam que a esquizofrenia é uma patologia que apresenta características diferenciadas e complexas que exige monotorização e acompanhamento regular por parte dos familiares e principalmente os enfermeiros.
Esse estudo mostrou-nos que por termos uma sociedade pouco inclusiva é necessária a intervenção do enfermeiro na educação e consciencialização, tanto para os familiares como para a sociedade da forma a ajudar na reinserção social dos utentes com essa patologia. Pois, verificou-se que a falta de informação é um fator que dificulta grandemente a reinserção social dos portadores de esquizofrenia no concelho.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1YGqyOCjifZdRLSpSX8bDw4H2GnfdKiB2/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro