Informação da Publicação

Título Contributos dos cuidados de enfermagem aos utentes portadores de diabetes mellitus inscritos no Centro de Saúde de Fonte Inês: Importância de atuação na prevenção da doença
Autor(es)
Palavras-chave
diabetes mellitus
complicações da doença
cuidados de enfermagem
Data 2017
Resumo
A diabetes mellitus é um problema de saúde pública por se tratar de uma doença metabólica crónica que afeta milhares de pessoas e, que trás complicações graves quando os cuidados não são seguidos de forma correta. Constitui uma preocupação não só para os utentes e seus familiares, como também para as instituições de saúde. Implica investimentos a nível dos cuidados de saúde e a nível da pessoa, esta é obrigada a adotar novo estilo de vida.
Exige comportamentos adequados relacionados com a alimentação e com o tratamento farmacológico e não farmacológico de forma a prevenir complicações. Sendo assim surgiu o título, contributos dos cuidados de enfermagem aos utentes portadores de diabetes mellitus inscritos no Centro de Saúde de Fonte Inês: Importância de atuação na prevenção da doença, de modo a realçar a importância que o enfermeiro desempenha nos cuidados de saúde, não só, na ajuda ao utente como também de forma a contribuir com suas competências para prevenção de novos casos da doença.
O estudo tem como objetivo: analisar os contributos dos cuidados de enfermagem prestados aos utentes portadores de diabetes mellitus inscritos no Centro de Saúde de Fonte Inês de modo a prevenir as complicações da doença. Procedeu-se a utilização de um estudo de carácter qualitativo, descritivo, exploratório e de abordagem fenomenológico. Para a recolha das informações necessárias teve-se a necessidade de fazer entrevista semiestruturada a 5 enfermeiros do centro de saúde de Fonte Inês, constituindo a população alvo do estudo. Dos resultados obtidos ficou evidente os contributos dos enfermeiros do CSFI.
Estes estão capacitados para dar resposta as necessidades dos utentes portadores da DM, dando assim um contributo nos cuidados de enfermagem, fazem educação para saúde, palestras, visitas domiciliárias, envolvem os familiares e fazem promoção da saúde, fazem o controlo dos utentes com curativos, avaliação da glicemia.
Mas é necessário o controlo diário dos utentes saber sobre as consultas de rotinas, pois ambos que frequentavam o centro são pessoas com idade acima dos 60 anos que fazem os controlos das rotinas de 3 em 3 meses, deve-se analisar se seguem as recomendações e qual o nível de conhecimento que ambos têm sobre a doença para uma melhor atuação de enfermagem.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1iB-jov0q_rYEQsSK9e8QjKGIvr5E6P8f/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro