Informação da Publicação

Título Implicações psicológicas da interrupção voluntária de gravidez nas Jovens: Assistência de enfermagem
Autor(es)
Palavras-chave
Interrupção voluntária da gravidez
implicações psicológicas da IVG nas jovens
assistência de enfermagem
Data 2017
Resumo
O presente trabalho cuja temática é as implicações psicológicas da IVG nas jovens: Assistência de enfermagem visa salienta não só as implicações psicológicas que a IVG acarreta para a vida da mulher mas também vem demonstrar a necessidade e a importância das estratégias de Enfermagem para auxiliar e proporcionar as utentes assistência face a destas implicações psicológicas.
A interrupção voluntária da gravidez é atualmente considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. Estima-se que aconteçam cerca de 40 a 50 milhões de abortos em todo o mundo, e metade dos quais acontecem em condições inseguras. A IVG é sem dúvida um procedimento invasivo que provoca fragilidade na saúde da mulher principalmente a nível psicológico.
De acordo com o tema em estudo e os objectivos traçados, foi feita uma abordagem qualitativo, descritiva-exploratória e fenomenológica. O método utilizado para recolha de informações foi uma entrevista semi-estrutura, seleccionou-se uma amostra de 6 mulheres que procuram os serviços de Saúde disponibilizados no Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista.
Os resultados obtidos durante a colheita de dados indicam claramente que existe graves implicações psicológicas resultante da IVG. Dentro das principais perturbações mencionadas temos: angustia, desespero, depressão, culpa, arrependimento.
Os resultados ainda realçam que a assistência de enfermagem face a destas implicações contribui de modo significativo para assegurar o bem-estar psicológico das mesmas.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1G7FOYuQqoDOwOP1cgOPPNU-7WJtx2KLh/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro