Informação da Publicação

Título O Uso Abusivo Do Álcool e Seguimento Ambulatório Dos Utentes No Hospital João Morais
Autor(es)
Palavras-chave
uso abusivo do álcool
alcoolismo
promoção da saúde
Data 2017
Resumo
O uso abusivo do álcool constitui uma ameaça à humanidade e à estabilidade de qualquer estrutura do estado e da sociedade. Suas consequências afetam todos os espaços geográficos, incluindo todos os indivíduos, independentemente da classe social e económica. Esta monografia aborda a problemática do uso abusivo do álcool enquanto problema de saúde, investigando os motivos que levam a fazer o uso abusivo.
Para o estudo da temática optámos por utilizar a metodologia qualitativa do tipo exploratório descritivo, com uma abordagem fenomenológica utilizando como instrumento de recolha de informações, a entrevista estruturada que foi aplicada a uma amostra constituída por nove (9) utentes seguidos no serviço de psicologia do Hospital Regional João Morais em Santo Antão.
Os resultados do estudo evidenciaram que os fatores que motivam o consumo abusivo do álcool são tanto pessoais como familiares, culturais e sociais. Este estudo comprovou ainda, que os utentes que fazem o seguimento manifestam-se satisfeitos em participar no grupo, visto ser para eles uma forma de ajuda para o problema em questão.
Todavia, o conhecimento das vantagens deste seguimento é superficial e insuficiente o que pode levar ao abandono e a consequente recaída. Este aspeto é preocupante devido ao cenário actual da elevada taxa de consumo e a gravidade do mesmo. Considerámos que a promoção da saúde é um imperativo nesta luta e que o papel da enfermagem é de relevante importância, num trabalho ininterrupto de educação para a saúde, já que é privilégio da enfermagem atuar em todos os setores da saúde.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/10yYZ1y7CHyoY_3LfMWYq1VwSlBS3rdkw/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro