Informação da Publicação

Título Saúde No Contexto Prisional: Contribuição Da Enfermagem Na Integração Dos Reclusos Na Cadeia Central De São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
saúde
prisão
reclusos
Data 2017
Resumo
Com este trabalho pretendeu-se debruçar sobre o contributo da Enfermagem na integração dos reclusos na cadeia de São Vicente, sabendo existir alguma carência de assistência aos reclusos e algumas limitações.
Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. Participaram neste estudo oito reclusos da cadeia de São Vicente e seis enfermeiros do Hospital Dr. Baptista de Sousa e da Delegacia de Saúde. Utilizou-se como método de recolha de informações a entrevista semiestruturada aplicadas aos reclusos e os enfermeiros.
De entre os vários resultados, destacam-se duas. Por um lado, a assistência de enfermagem aos reclusos é condicionada por vários fatores e limitações que interferem nos cuidados de saúde e no incentivo à adesão ao tratamento. De entre eles, mencionamos, por exemplo, a presença do agente prisional, a baixa escolaridade dos reclusos, a falta de uma infraestrutura dentro do estabelecimento prisional, implicando a saída dos reclusos, por exemplo para ir ao Banco de Urgência de Adultos (BUA). Por outro lado, os dois grupos entrevistados consideram que a empatia entre o recluso – enfermeiro permite criar uma relação favorável na prestação de cuidados que é fundamental em todos os níveis de promoção de saúde.
Das propostas que emergiram destacamos as seguintes: 1) estabelecimento Prisional de São Vicente para proporcionar cuidados de saúde aos reclusos de modo a preservar a integridade, a privacidade e melhorar a sua integração no ambiente prisional; 2) recomenda-se a adoção de fichas para o registo e acompanhamento dos reclusos, durante a sua permanência nas EP; 3) futuros trabalhos académicos poderão debruçar sobre: como limitar (ou mesmo impedir) a presença do agente prisional durante a prestação de cuidados aos reclusos; e, por último, sobre como promover a reintegração social de reclusos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1IqWUfyMINzQkdzk7ZJPJBg_aq7BQZ7zc/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro