Informação da Publicação

Título Stress da família como cuidador do idoso portador da doença crónica no processo de hospitalização
Autor(es)
Palavras-chave
stress
hospitalização
idoso
impacto da doença
família cuidadora
Data 2017
Resumo
O envelhecimento da população tem ocasionado o aumento do número de doenças crónico degenerativas levando a longos períodos de internação, portanto a presença de um familiar acompanhante ajuda a proporcionar apoio, segurança e tranquilidade. Cuidar de idosos no processo de hospitalização é uma tarefa cada vez mais frequente para as famílias que, com as suas obrigações e responsabilidades, passam por situações de fragilidades física, financeira e social, vivenciando sentimentos de desespero, cansaço, ansiedade, angústia, desamparo, recorrendo a estratégias de coping com o objectivo de conseguir uma adaptação eficaz ao desafio de saúde.
É neste sentido que este estudo busca analisar o stress da família como cuidador do idoso portador da doença crónica no processo de hospitalização. De acordo com as caraterísticas da presente investigação, considerou-se pertinente traçar um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, da abordagem fenomenológica, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semi-estruturada, aplicada a oito (8) familiares cuidadores do idoso no Serviço de Medicina do Hospital Baptista de Sousa (HBS).
Os resultados evidenciaram que a hospitalização de um membro da família é vivenciada com diferentes sentimentos e emoções por parte do cuidador, confrontado com mudanças significativas na própria vida. Os profissionais de saúde devem prestar ao familiar toda a informação e orientação para que este possa colaborar na prestação de cuidados da pessoa internada, considerando os familiares cuidadores como parceiros na tomada de decisão em relação as intervenções de enfermagem.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/13p9l7F3_mwlraQWMmAFGqmqbZ0S-bLbC/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro