Informação da Publicação

Título Alimentação elétrica da dessalinizadora de Preguiça São Nicolau, com recurso a energias renováveis
Autor(es)
Palavras-chave
dessalinização
energia eólica
fontes renováveis
bombagem de água
Data 2018
Resumo
Este trabalho incide sobre o estudo de um projeto para alimentação da dessalinizadora da Ilha de São Nicolau recorrendo a fontes de energia renováveis. A dessalinizadora está localizada na localidade da Preguiça, uma das regiões da ilha de são Nicolau com maior potencial a nível de recursos endógenos. Em particular esta localidade tem uma das velocidades médias anuais do vento mais elevadas a nível do país, com um valor aproximado de 8,5 m/s.
É realizada uma discussão sobre qual das tecnologias renováveis que melhor se adapta ao projeto: tecnologia 1 – energia fotovoltaica; tecnologia 2 – energia eólica. Da discussão resulta a aposta na energia eólica, tecnologia 2, como fonte de energia para alimentação da central de dessalinização. A dessalinizadora funciona em regime de dois períodos distintos: período 1 – produção de água potável; período 2 – bombagem da água produzida. Estes dois períodos nunca se coincidem, pelo que a central eólica fornece energia para produção de água ou para bombagem de água.
Da análise dos resultados da potência e energia requerida pela instalação dessalinizadora resulta a definição de uma central eólica com dois aerogeradores com potência nominal de 250 kW cada. Caso haja uma produção de energia em excesso esta é vendida à rede elétrica.
É também contemplada uma análise financeira do retorno do investimento referente à produção de energia elétrica e ao valor de venda de energia à rede elétrica.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1F5eGIF9AMc5u42_HRTA42-rDUCSKfoQx/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro