Informação da Publicação

Título A assistência da enfermagem no processo de cuidados humanizados à gestante durante o pré natal no centro saúde fonte Inês
Autor(es)
Palavras-chave
assistência de enfermagem
pré-natal
preparação para o parto
parto
Data 2018
Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, que visa analisar a relação entre a assistência do enfermeiro e a gestante na preparação para parto, descrevendo os anseios, medos e expectativas das gestantes relacionado ao trabalho de parto e parto focando no centro saúde Fonte Inês (CSFI) no sentido de demostrar a importância da preparação para o parto durante o pré-natal, uma vez que essa prática vem sendo trabalhada para ser a base do sucesso do trabalho de parto e parto. A motivação pela escolha do tema surgiu com o intuito de averiguar junto aos profissionais de saúde a capacitação dos mesmos em dar respostas atempadas e precisas junto as gestantes de forma a leva-las ao trabalho de parto e parto da forma mais tranquila e confiante possível. Os medos e receios apresentados pela gestante durante a gestação, principalmente as primíparas que estão perante o desconhecido tem levado com que as gestantes vejam o parto como algo assustador e isso gerou a preocupação da implantação dessas práticas a fim de obter sucesso no trabalho de parto e parto.
O estudo deste tema, tem como objetivo geral: Compreender a importância da enfermagem nos cuidados humanizados de assistência ao parto. Como já havia referido o trabalho, optou-se, por um estudo do tipo qualitativo com uma abordagem descritiva, exploratória e fenomenológica, realizado no período de janeiro a junho de 2018, a um grupo de cinco enfermeiras no centro de saúde referido.
Perante os resultados podemos comprovar a importância atribuída a preparação para o parto no CSFI, traduzindo numa estratégia de desenvolvimento, onde é dada uma atenção especial a mulher durante o seu pré-natal. Percebe-se ainda que os enfermeiros do centro de saúde, estão preparadas para lidar com as gestantes de forma holística, humanizada.
Podemos constatar ainda que se tem pendente vários aspetos relacionados com a comunicação, para que todas as gestantes possam perceber a verdadeira importância dessa prática, o motivo que é implantado e a importância da presença paterna desde o pré-natal até a nascença do bebé.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito