Informação da Publicação

Título A problemática do Alcoolismo nos Jovens da comunidade de Figueiral do concelho do Paul: sobre o olhar de enfermagem
Autor(es)
Palavras-chave
alcoolismo
jovens
intervenções de enfermagem
promoção da saúde
Data 2018
Resumo
O consumo de forma abusiva do álcool tem constituído uma ameaça para a humanidade, evidenciado também como um dos principais problemas de saúde pública a nível mundial, assim sendo Cabo Verde (CV) não foge a regra. Sendo que é um assunto que tem preocupado as autoridades e que vem sendo destaque na mídia local, devido as suas consequências que afetam todos os espaços geográficos.
Este trabalho tem como objetivo geral identificar os fatores influenciam o consumo abusivo do álcool entre os jovens da comunidade de Figueiral do concelho do Paul. Para o estudo da temática optamos por utilizar a metodologia qualitativo, descritivo e exploratório, utilizando como instrumento de recolha de informações a entrevista semiestruturada, que foi aplicada a um grupo constituído por 12 jovens do sexo masculino.
Os resultados evidenciaram que os jovens iniciaram com o consumo do álcool numa idade bastante precoce, alguns dos quais ainda na infância. O estudo comprovou ainda que o aguardente e o ponche são as bebidas que experimentaram pela primeira vez, ainda no que se refere ao primeiro contato com a bebida alcoólica, metade dos participantes tiveram permissão dos pais para fazer o uso de bebida alcoólica, sendo um aspeto preocupante devido ao cenário que se vê. Atualmente no que se refere ao consumo de bebida alcoólica, cinco dos participantes disseram que fazem uso todos os dias, quatro fazem o uso nos finais de semana e três fazem o uso de 4 á 5 vezes por semana. Relativamente aos riscos acarretados pelo uso de bebidas alcoólicas, podemos constatar que todos têm consciência das consequências que o uso abusivo do álcool trás para a saúde.
Neste sentido deve-se reforçar a importância do papel da enfermagem na necessidade de investimento em educação em saúde junto aos jovens, especialmente, sobre os riscos do uso/abuso de bebidas alcoólicas, visto que eles estão em uma fase de grandes mudanças físicas, psicológicas e sociais.
Portanto, investir em estratégias de educação em saúde, nessa faixa etária pode minimizar, consideravelmente, os danos causados pelo uso de álcool. Então, torna-se imprescindível a intervenção de enfermagem para a educação e prevenção precoce, minimizando desta forma os efeitos nocivos do álcool.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/15znpLnOLfyzv1L_hvXFuGSk_gCdTSK5o/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro