Informação da Publicação

Título Atuação Dos Enfermeiros No Atendimento Das Urgências Psiquiátricas No Serviço De Banco De Urgência De Adulto Do Hospital Dr. Baptista De Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
urgências psiquiátricas
doentes mentais
atendimento de enfermagem
Data 2018
Resumo
As urgências psiquiátricas podem ser considerados como toda e qualquer situação funcional ou orgânica‚ de determinação médica ou com motivação conflituoso intrapsíquica‚ que exprime frequentemente por alterações de pensamento e requer tratamento imediato. O local para prestação destes tipos de atendimento deve oferecer segurança‚ estrutura física adequada e a mais importante‚ ausência de objetos potencialmente perigosos. O estigma para além de estar enraizada na nossa sociedade‚ se encontra entre os profissionais de saúde durante o atendimento aos doentes mentais. Existem varias barreiras com que as pessoas com transtornos mentais deparem diariamente‚ principalmente o estigma em relação aos profissionais de saúde que o comportamento deveria ser totalmente ao contrário o de ajudar.
Para além disso os doentes mentais têm que lidar com a própria sintomatologia da doença que constituem grandes obstáculos ao processo de recovery.
Esta monografia aborda a problemática das urgências psiquiátricas‚ nomeadamente ao que tange ao atendimento prestados pelos enfermeiros no serviço de urgência. Esta pesquisa carateriza-se como um estudo qualitativo‚ de cunho descritivo‚ exploratório‚ utilizando como instrumento de recolha de informações a entrevista semi estruturada‚ que foi aplicada a dez (10) enfermeiros no serviço de banco de urgência de adulto no Hospital Dr. Baptista de Sousa em São Vicente.
Os resultados do estudo evidenciarem que o serviço de banco de urgência de adulto não esta preparado para atendimentos psiquiátricos‚ tanto a nível de estrutura física‚ como de profissionais com preparação adequada‚ a nível de enfermagem‚ para realizar tais atendimentos. Igualmente‚ com a análise das entrevista é de realçar que a insegurança na atuação em situação de emergência aos utentes psiquiátricos é percetível no setor de banco de urgência de adulto. Os resultados sugerem que os profissionais de enfermagem‚ devem ser um investigador contínuo a fim de se auto capacitar e o HBS deve disponibilizar meio para formação dos mesmos.
Com o objetivo de prestar cuidados de qualidade‚ uma vez que estes são de real importância no atendimento primordial as urgências psiquiátricas e no seio da equipe multidisciplinar. Por fim espera-se que esse trabalho‚ seja uma ferramenta que possa ajudar futuramente os profissionais de saúde principalmente os enfermeiros no atendimento dos doentes mentais nos serviços de urgências.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1d77hQ0OiLXq9RWDQrMAyr4uPX2FNRgkc/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro