Informação da Publicação

Título Intervenção de enfermagem na humanização do trabalho de parto na Maternidade do Hospital Regional João Morais
Autor(es)
Palavras-chave
trabalho de parto
humanização do trabalho de parto
intervenção de enfermagem
humanização
Data 2018
Resumo
O trabalho de parto de forma humanizada apresenta inúmeros benefícios para mãe e para o bebé. O paradigma do parto modificou-se nos últimos séculos – o parto deixou de ser um momento vivido em casa, no conforto e na individualidade do lar, para começar a ser vivido numa instituição, o hospital. Atendendo a que nos dias de hoje as taxas de cesariana encontram-se em crescimento, bem como as taxas de mortalidade maternal e neonatal, a importância deste estudo justifica-se pela importância de intervenções que combatam estes índices, tal como é o exemplo do parto humanizado. O objetivo geral desta investigação é descrever a importância da intervenção de enfermagem humanizada durante o trabalho de parto na Maternidade do Hospital Regional João Morais.
Desenvolveu-se um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa e de abordagem fenomenológica. A investigação decorreu na Maternidade do Hospital Regional João Morais (em Santo Antão, uma ilha de Cabo Verde), efetuando-se uma entrevista semiestruturada a cinco enfermeiras da Maternidade. Considere-se que nos últimos anos na Maternidade do Hospital Regional João Morais a prática do trabalho de parto humanizado tem vindo a ser instituída.
Dos resultados obtidos pôde depreender-se que os profissionais de enfermagem detêm conhecimentos para cuidar humanizadamente as parturientes na Maternidade do Hospital Regional João Morais, uma vez que identificaram o conceito, a importância, os benefícios, as intervenções, e os fatores que influenciam a promoção da humanização do trabalho de parto. Destacaram de importância a interação estabelecida durante o trabalho de parto com a parturiente, descrevendo que para esta ser humanizada implica o fornecimento de informações e atenção individualizada à parturiente, além do direito ao acompanhante. Ainda neste estudo constatou-se que apesar do Hospital Regional João Morais procurar promover a humanização do trabalho de parto, os enfermeiros experimentam dificuldades nesta prática, destacando-se entre elas os espaços fisícos da sala de parto, que dificultam a presença do acompanhante à parturiente.
A realização da presente investigação permitiu concluir que a intervenção do enfermeiro é de facto essencial na promoção da humanização do trabalho de parto, sendo este um direito que deverá ser mantido à parturiente como forma de respeito da sua individualidade e unicidade. Veja-se assim que é este zelo por parte dos profissionais de enfermagem que se constitui como um fator preponderante na promoção da qualidade de vida da mãe e do bebé.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1enEW5dRkpxmaL4kCZ4-8a0QR9gWm-K-P/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro