Informação da Publicação

Título Contributos do turismo solidário para o desenvolvimento Comunitário Estudo de Caso: Salamansa
Autor(es)
Palavras-chave
turismo solidário
sustentável
motivações
beneficiar
solidariedade
desenvolvimento
Data 2018
Resumo
O turismo solidário não é considerado um segmento turístico, porém agrupa todas as formas de turismo alternativo cujo objetivo principal é realizar uma viagem solidária na qual poderão ajudar no desenvolvimento de uma comunidade, ao mesmo tempo que conhecer a realidade pela mesma vivida.
Assim sendo, o objetivo do trabalho é identificar quais são os contributos que o Turismo Solidário tem dado a comunidade em estudo, qual é o grau de satisfação da população perante este, e se sentem envolvidos com o projeto.
A orientação teórica e metodológica do estudo foi fornecida pelo enquadramento teórico- prático da atividade turística em estudo, argumentando-se que, mais do que a solidariedade de quem vem de fora, o Turismo Solidário exige o envolvimento e a interação da população local. Foram aplicados questionários a uma amostra de 191 indivíduos, para conhecer melhor a comunidade e ver como ela tem sido beneficiada. Utilizou-se então a metodologia quantitativa, de caráter exploratória e descritiva.
Os resultados do estudo mostram que a comunidade da Salamansa tem sido beneficiada através do projeto Turismo Solidário. Este tem contribuindo principalmente no embelezamento da vila, deixando-a mais alegre e viva. Essa atividade turística tem também contribuindo para o aumento da renda dos familiares que recebem os turistas nas suas residências e de quem oferece mão de obra.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/12BPhboWpTACX7hCUpcsIUGYFFVVVYZL4/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro