Informação da Publicação

Título A Contribuição Do Setor Das Pescas Para O Desenvolvimento Economico De São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
pesca
desenvolvimento
economia
sustentabilidade
Data 2018
Resumo
Um dos principais objetivos para o desenvolvimento do Milénio é a redução da pobreza, mas para atingi-lo, um dos requisitos, especialmente em muitos países insulares, é a necessidade de garantir o progresso das comunidades piscatórias. Neste contexto, o desenvolvimento do setor das pescas é primordial para garantir tais requisitos e por conseguinte, para consolidar o processo de desenvolvimento. Torna-se assim fundamental, compreender as dificuldades que as atividades das pescas tem vindo a enfrentar, para que seja possível saber como encontrar soluções aptas para a resolução dos problemas desse setor, garantindo a todos os envolvidos, as condições necessárias para segurar o alcance dos melhores proveitos possíveis.
Este estudo faz uma abordagem sobre a pesca em São Vicente, visando perceber os possíveis contributos que este setor tem vindo a proporcionar para o desenvolvimento local. Assim, primando para a preservação das espécies, e/ou uma gestão adequada dos mesmos, torna-se necessário distinguir os diferentes aspetos, que poderão afetar as pescas em São Vicente, destacando de forma muito particular, a real dependência dos operadores da pesca e o atual estado dos recursos associados a este setor, para melhor se adequar as medidas necessárias, para a garantia de uma pesca, capaz de contribuir para um desenvolvimento sustentável.
Conforme o tipo de pesquisa adotada, foi realizado um conjunto de entrevistas, visando perceber melhor as diferentes opiniões, das entidades ligadas ao setor das pescas em São Vicente.
De resultado, pode-se realçar, entre outros, a necessidade de uma fiscalização eficiente para garantir uma gestão sustentável dos recursos e conter a degradação do meio marinho, condição sine qua non para a conservação do ecossistema no geral. Constatou-se ainda, que o fato de um dos fatores que mais afeta o setor das pescas, ser preponderantemente de natureza estratégica, contraria o senso comum que professa a insuficiência de recursos. Tudo isso, acaba por fazer com que a pesca não seja atualmente, o setor que mais poderá impulsionar o desenvolvimento da economia de São Vicente.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1W87gL6R667Y1rvc8zd5igM7ZWm24Vxa2/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro