Informação da Publicação

Título O Controlo Interno E A Sua Relevância Na Redução De Erros E Fraudes
Autor(es)
Palavras-chave
controlo interno
erro
fraude
inventários
Data 2019
Resumo
Devido a globalização e algumas situações que podem provocar um ambiente propício para ocorrência de erros e fraudes, as empresas devem elaborar um conjunto de procedimentos, capazes de as proteger desses acontecimentos.
Assim, surge o controlo interno como uma ferramenta fundamental para auxiliar a empresa nas suas atividades e na redução da ocorrência de erros e fraudes.
O controlo interno traduz-se num conjunto de medidas implementado pela gestão de uma empresa de modo a proteger os seus ativos e garantir a realização dos seus objetivos. Entretanto, como qualquer ferramenta de gestão, está sujeita a limitações, mas que podem ser ultrapassadas.
Os erros e fraudes podem ser cometidos tanto pelos órgãos de gestão como os outros colaboradores. Assim, o controlo interno deverá ser implementada de modo a evitar erros e diminuir a ocorrência de fraudes.
São vários os fatores que levam as pessoas a cometer atos fraudulentos e a empresa tem que ter procedimentos adequados para deteta-los e preveni-los.
O controlo interno nos inventários solícita algumas medidas a serem adotadas pela empresa de modo que não haja desvios e a que a contagem física seja adequada.
O estudo dos casos na Sodigás, SA e na SCT, SA tem como objetivo conhecer controlo interno na área dos inventários dessas entidades e identificar as falhas, bem como dar algumas sugestões de melhorias no controlo interno de ambas as entidades.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/15PgsgeatvGZNgc3Up5Be0wr8gGlWcPwB/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro