Informação da Publicação

Título Análise do potencial energético das águas residuais residenciais: Estudo do caso de um sistema hibrido butano-biogás
Autor(es)
Palavras-chave
potencial energético
águas residuais residenciais
sistema hibrido
biogás
Data 2019
Resumo
No presente trabalho, fez-se a análise do potencial energético contido nas águas residuais residenciais, tendo em vista o estudo da implementação de um sistema híbrido butano/biogás, automatizado, com o fim de aproveitar o biogás gerado numa residência familiar.
Para a produção de biogás realizou-se uma pesquisa das tecnologias de conversão da biomassa e seus fundamentos. O escolhido acabou por ser o biodigestor UASB, que melhor se enquadrou na realidade do estudo, sendo um dos mais utilizados no tratamento das águas residuais domésticas, sobretudo em países de clima tropicais e subtropicais.
O dimensionamento do biodigestor foi realizado partir de uma vazão média de 0,42 m3 /dia, derivado de uma estimativa de produção de águas residuais residenciais por pessoa no valor de 105 litros/dia.
Conclui-se que dimensionamento do biodigestor elaborado poderá servir como base para projetos futuros, enquanto o sistema híbrido pode ser utlizado para aproveitamento do biogás gerado a partir de qualquer tipo substrato.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1WdmX4pVJRr_Xb0RsydXm5Frj2wzM7Gwi/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro