Informação da Publicação

Título Assistência de Enfermagem à Puerpera com a Ferida Cirúrgica Infetada Internada no Serviço de Maternidade do Hospital Dr. Baptista Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
infeção puerperal
infeção de sítio cirúrgico pós-cesariana
mulher com a ferida cirúrgica infetada
Data 2019
Resumo
Com as inovações tecnológicas em saúde os procedimentos tornam-se cada vez mais invasivos proporcionando o aumento das infeções hospitalares, nomeadamente as infeções no sítio cirúrgico, neste caso pós-cesariana. Estas infeções fazem com que os profissionais de saúde em geral, e os enfermeiros em particular desenvolvam intervenções de controlo de infeções durante os cuidados prestados ao utente submetido a essa intervenção cirúrgica.
Pelo que, este trabalho tem por finalidade a perceção e a identificação das medidas preventivas utilizadas pelos enfermeiros na prevenção e controle das infeções das feridas no pós-parto cesáreo, e como principal finalidade a assistência do enfermeiro às infeções das feridas cirúrgicas por cesariana na maternidade do Hospital Dr.o Baptista de Sousa.
Para a realização do presente trabalho de investigação utilizou-se o método qualitativo, descritivo de carater exploratório e de natureza fenomenológico e os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, dirigida para quatro (4) enfermeiras do serviço de maternidade do mesmo hospital, levando em conta as linhas metodológicas proposta por Fortin.
Após a análise dos dados os resultados evidenciaram que os preditores determinantes da infeção de sítio cirúrgico, pós-cesariana são de fatores intrínsecos e extrínsecos tais como extremos de idade, estado nutricional, diabetes, tabagismo, obesidade, infeções pré-existentes, colonização com micro- organismos, alterações na resposta imune e tempo de hospitalização, assim como inadequada utilização de técnicas assépticas por parte dos profissionais que atuam no Centro Cirúrgico.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito