Informação da Publicação

Título Alterações Oculomotoras Encontradas Num Rastreio Visual, Realizado Em Dois Tempos, Com Um Ano De Intervalo
Autor(es)
Palavras-chave
alterações oculomotoras
rastreio visual nas escolas
Ortoptistas
Data 2019
Resumo
O presente trabalho é o resultado de um rastreio visual realizado em duas escolas do ensino básico, São Pedro e Lazareto, e tem como tema: Alterações Oculomotoras Encontradas num Rastreio Visual, realizado em dois tempos, com um ano de intervalo.
A pertinência da realização do estudo está no grande contributo que trouxe na identificação, das alterações oculomotoras que podem vir a condicionar a qualidade do desempenho escolar dos alunos.
Tem como objetivo principal identificar os tipos de alterações oculomotoras presentes nesta amostra. O estudo é de natureza quantitativo exploratório descritivo, com duas fases de investigação, uma retrospetiva e outra prospetiva. Face a problemática em questão, foi pertinente a elaboração da seguinte pergunta de partida: Quais os tipos de alterações oculomotoras encontradas em crianças dos 6 aos 12 anos de idade que frequentam as escolas do ensino básico de São Pedro e Lazareto?
Da análise dos resultados constata-se que a alteração oculomotora mais frequente foi a exoforia. No estudo dá-se relevância aos programas de rastreio visual, realçando a sua grande importância na identificação de alterações da função visual, em fases ainda precoces, e ainda, o papel determinante que os Ortoptistas são desempenham nestas situações como garantia da qualidade dos mesmos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito