Informação da Publicação

Título Cirurgia de Pterígio: Eficácia e Complicações – O Papel do Ortoptista
Autor(es)
Palavras-chave
pterígio
cirurgia de pterígio
papel do ortoptista
Data 2019
Resumo
Em todo o mundo, estudos indicam que a prevalência do pterígio tem vindo a aumentar com o avançar do tempo, sendo a clara maioria pertencente a classe masculina em relação a feminina. Já em Cabo Verde, é uma das patologias de maior incidência no país a nível visual.
Portanto, considerou-se pertinente desenvolver o presente trabalho, intitulado «Cirurgia de pterígio: eficácia e complicações – o papel do ortoptista», no Serviço de Oftalmologia do Hospital Baptista de Sousa, São Vicente, tendo como objetivo principal conhecer a eficácia da cirurgia de pterígio para melhoria da acuidade visual dos pacientes inscritos no SOHBS num período de sete anos.
Naturalmente, para auxiliar e dar resposta ao estudo, outros aspetos não menos importante, foram tidos em conta como analisar a relação de pterígio e os erros refrativos pós cirurgia e avaliar em que medida a cirurgia de pterígio contribui para melhoria da acuidade visual dos pacientes, sendo um estudo de natureza descritiva e exploratório, tendo como base a metodologia quantitativa, pois, a amostra é formada por 100 pacientes cujo qual foram submetidos a cirurgia de pterígio no Serviço de Oftalmologia do Hospital Baptista de Sousa.
A recolha de dados, relacionados a acuidade visual e o erro refrativo dos pacientes, foi o instrumento utilizado para este estudo e o tratamento dos dados foi feito através da análise dos conteúdos e apresentados através de gráficos e tabelas, com as respetivas conclusões.
Pôde-se constatar através da pesquisa que, a cirurgia de pterígio tem um papel fundamental para melhoria da acuidade visual do paciente, contribuindo de forma considerável para o benefício e bem-estar do paciente, mas também melhorando a sua qualidade de vida e seu conforto. Na análise dos dados pode-se concluir que a cirurgia de pterígio afeta diretamente a refração do paciente após a sua realização, pelo manuseamento da superfície do globo ocular (nomeadamente a córnea e a esclera).
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito