Informação da Publicação

Título Frequência, caraterização e etiologia das doenças oncológicas oculares em Cabo Verde
Autor(es)
Palavras-chave
cancro
cancro ocular
tumor ocular
cabo verde
Data 2019
Resumo
O cancro é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade ao nível mundial. O cancro ocular, por sua vez, carateriza-se por um grupo de doenças relativamente raras que podem surgir em qualquer parte dos olhos. No continente africano, contudo, o cancro ocular é considerado uma das doenças oculares mais comuns e também uma importante causa de morbilidade e mortalidade no continente.
A escolha da temática cancro ocular para a realização desta pesquisa deveu-se tanto ao interesse por este tópico ainda pouco explorado, como também à necessidade de ter uma noção do impacto que o cancro ocular tem atualmente no país.
O presente trabalho não só descreve e analisa as estratégias utilizadas pelos oftalmologistas na promoção da adesão à prevenção e diagnóstico precoce dos cancros e tumores oculares, mas também identifica, o quanto possível, a frequência do cancro ocular na realidade cabo-verdiana.
Para tal foram aplicados vários métodos de pesquisa incluído, entrevistas com oftalmologistas praticantes, revisão bibliográfica e análise dos dados disponíveis. A pesquisa mostrou-se, à partida, desafiante, quanto mais não seja, pela ausência no país de uma cultura definida de tratamento de dados e arquivologia.
Ainda assim, evidencia- se importante para a área da Saúde Ocular em Cabo Verde, pelo que empreende-se este caminho, ciente da carência de estudos sobre esta temática no país. Os resultados evidenciaram que houve casos de tumores oculares diagnosticados no país não sendo possível contudo, caraterizar estes tumores. Nos outros países africanos, há relatos de casos de tumores oculares, tanto benignos e malignos, com maior incidência nos malignos como o retinoblastoma e, o mais recorrente, o carcinoma escamoso conjuntival.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito