Informação da Publicação

Título Impacto Psicossocial Da Baixa Visão Adquirida Na Adultez
Autor(es)
Palavras-chave
baixa visão
impacto psicossocial
adultez
qualidade de vida
Data 2019
Resumo
Esta investigação teve como objetivo principal avaliar o impacto psicossocial da baixa visão adquirida na adultez. Trata-se de um estudo pertinente no sentido em que ao perder a visão, o indivíduo depara com outras perdas no que diz respeito a autonomia, a identidade, ou mesmo chegar ao ponto de mudar de emprego ou ficar desempregado devido as suas limitações visuais e com isso a economia da família e consequentemente do país estarão acometidas, porque pode depender da pensão social. A baixa visão adquirida não afeta apenas a pessoa em si, mas também os familiares estarão acometidos porque precisam reorganizar para dar respostas as necessidades da pessoa que adquiriu baixa visão. A baixa visão tem sido alvo de poucos estudos e nesta Universidade é o primeiro estudo feito desta natureza.
A metodologia utilizada é qualitativa, trata-se de um estudo descritivo e exploratório, a lógica da pesquisa é indutiva, a sua filosofia é a fenomenologia, e no que diz respeito ao tempo é de carácter transversal. A seleção dos participantes foi realizada no serviço de Oftalmologia do Hospital Baptista de Sousa e as entrevistas nos domicílios dos participantes.
Utilizou-se a entrevista semiestruturada, aplicada a 8 adultos que possuem baixa visão. Após a realização do estudo pode-se constatar que a baixa visão interfere nas atividades diárias principalmente na leitura, costura e em alguns casos na condução, houve participantes que reformaram antecipadamente, e tudo isto interfere na qualidade de vida no sentido em que as suas atividades de lazer ou de trabalho ficaram acometidas.
O impacto da baixa visão afeta as pessoas de forma diferente, isto porque cada um possui as suas experiências de vida e habilidades para resolução de problemas diferentes. Para um indivíduo que antes tinha visão normal e desempenhava as suas tarefas de vida diária com facilidade, a baixa visão resume-se em limitações em atividades quotidianas e isso trás implicações a nível psicológico e social. Percebeu-se que as pessoas portadoras de baixa visão têm medo da cegueira isto porque relacionam a cegueira com a dependência de terceiros, isto porque a reabilitação visual é uma área pouco explorada em Cabo Verde.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1y4LEvRhJSD6xr_hIkduF_yTkUg95Cx8D/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro