Informação da Publicação

Título Abstenção Eleitoral em Cabo Verde (1991-2016)
Autor(es)
Palavras-chave
participação política
participação eleitoral
abstenção eleitoral
Data 2020
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Ciência Política e Relações Internacionais visa analisar a evolução de abstenção em Cabo Verde desde o ano de 1991 a 2016.
Nas últimas décadas a democracia cabo-verdiana têm-se deparado com repetidos altos de índice de abstenção eleitoral. A relevância do estudo compreende-se em entender o porquê do aumento da taxa de abstenção em todas as eleições realizadas em Cabo Verde desde a sua abertura política às últimas realizadas, o que tem preocupado os cientistas políticos bem como entidades nacionais e internacionais em saber as principais causas do fenómeno, uma vez que a abstenção pode fragilizar a democracia.
O não comparecimento a urna tem resultado em descidas dos níveis de participação eleitoral por parte dos cidadãos, o que reflete em altas taxas de abstenção e tendencialmente a medida que se realiza uma eleição os números tende se aumentar.
Ao logo do trabalho perceberá quais as razões que leva com que tenham pouca aderência as urnas e uma delas que se ressalta a vista é pelo facto de os cidadãos interessarem pouco por assuntos ligado a política, uma vez que não vêm solução dos seus problemas, como forma de protesto acabam por penalizar os representantes políticos em não lhes atribuírem o seu voto.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/19r9WsfS4xIJg-oVaSRLuCbJ_guz_e4HI/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro