Informação da Publicação

Título As dificuldades e as práticas de aleitamento materno das primíparas inscritas no Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista
Autor(es)
Palavras-chave
aleitamento materno
dificuldades
primípara
promoção
enfermagem
Data 2020
Resumo
O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é uma prática fundamental para a saúde das crianças. No entanto, algumas mães, em particular as primíparas, apresentam algumas dificuldades, que muitas vezes acabam por levar ao desmame precoce.
Neste sentido, esta pesquisa visa identificar as dificuldades no aleitamento materno apresentadas por primíparas, inscritas nas consultas de desenvolvimento infantil no Centro de Saúde de Bela Vista (CSBV). Para tal, optou-se por realizar um estudo quantitativo, descritivo, exploratório, e transversal, utilizando um questionário que foi aplicado a 35 primíparas.
Os resultados apontam que que (100%) das primíparas fizeram pré-natal, (88.6%) souberam definir o AME. Da amostra, (57.1%) já cumpriu AME e (42,9%) está a cumpri-lo. Nota-se que (20%) das primíparas ofereceram outros alimentos para o seu bebé e (80%) ofereceram somente o leito materno. No que se refere ao incentivo das mães para a prática do AM nota-se que em (57.2%) das primíparas deve-se principalmente ao reconhecimento da sua importância para a saúde do bebé e pela educação feita pelos profissionais de saúde (37.1%). Das participantes (66%) teve necessidade de separar do filho, dentre as quais (34%) referiu o trabalho como principal motivo. No que toca as dificuldades no AME, (57.1%) referiram ter tido dificuldades na amamentação, onde (48.6%) mencionaram pega correta, (34.3%) fissuras, (28.6%) ingurgitamento mamário, 22.9% leite insuficiente e (8.6%) referiram a desinformação.
Conclui-se que a (57.1%) das primíparas depararam com varias dificuldades durante a amamentação, pelo mais uma vez vale ressaltar a necessidade de se apostar na promoção e na educação para saúde, por parte dos profissionais de saúde, em particular os enfermeiros, durante o pré-natal e pós-parto, de modo a que seja possível capacitar as mães para ultrapassar as dificuldades que podem se fazer presente durante o AME, tornando assim a amamentação mais prazerosa.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1-3sjwiZqqaWfnuPEKWLBnJ6t9Acvjad5/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro