Informação da Publicação

Título Atuação do Enfermeiro do Serviço de Maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa no Controlo da Infeção Puerperal.
Autor(es)
Palavras-chave
puerpério
infeção puerperal
cuidados de enfermagem
Data 2020
Resumo
O puerpério representa um período de risco para a mulher, onde se não forem tomadas os cuidados necessários, a utente ficará suscetível a várias complicações, nomeadamente infeções. Assim sendo, cabe a todos os profissionais de saúde e a própria puérpera desenvolver ações a fim de evitar e reduzir o risco de infeção puerperal.
Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar o contributo dos enfermeiros do Serviço de Maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS) no controle da infeção puerperal (IP).
Para tal optou-se por fazer um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, escolhendo como instrumento de recolha de informações um guião de entrevista semiestruturada que foi aplicada a quatro (4) enfermeiras do referido setor.
Nesta pesquisa foi encontrado que as principais causas de IP são presença de restos placentários, episiotomia, más condições de higiene, laceração perineal de grau 3 e 4, remoção manual da placenta, cesariana e imunodeficiência. Também foi demonstrado que a higienização das mãos, o uso de luva, higiene perineal, tricotomia da região pubiana, orientação a puérpera, anamnese e encaminhamento das puérperas para a consulta pós-parto constituem medidas preventivas da IP. Entretanto, para as puérperas com IP estabelecido deve-se promover a higienização das puérperas, orientações, curativos, administração de medicamentos e avaliação da região afetada como possíveis intervenções realizadas pelos enfermeiros. Não obstante, os enfermeiros deparam com algumas dificuldades durante a sua assistência, tais como escassez de recursos materiais e humanos e a falta de privacidade para as puérperas, bem como para os enfermeiros no momento da realização dos procedimentos.
Conclui-se que os enfermeiros entrevistados, apesar de não possuírem especialização na área da obstetrícia, estão aptos para lidar com os casos de infeção puerperal que aparecem no referido setor. Ademais, ficou claro que o enfermeiro tem um papel crucial na prevenção e controlo da infeção puerperal. Que passa por educação das puérperas, higienização das puérperas durante o tempo de internamento, deteção e tratamento precoce de qualquer sinal de infeção puerperal e por fim encaminhamento para consulta pós-parto no momento da alta hospitalar.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1vvIU5h5Cp2dLquggAEcUuYy7AJVSHEUw/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro