Informação da Publicação

Título Expetativas e Experiências Sobre o Trabalho de Parto e o Parto: O Significado Atribuído pelas Puérperas Primíparas que Realizaram o Parto na Maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
parto normal
puérperas primíparas
significado do parto
Data 2020
Resumo
O nascimento do primeiro filho representa um marco na vida da mulher, principalmente nas puérperas primíparas, uma vez que este inaugura definitivamente a maternidade. Durante o processo de trabalho de parto e parto, a parturiente vivência o que outrora fora antecipada na gravidez sob a forma de expetativas, e o culminar entre estes dois aspetos define o significado que a primípara atribui a esse momento.
Este estudo teve como objetivo descrever as espectativas e experiências das puérperas primíparas internadas no serviço da maternidade do Hospital Baptista de Sousa, em relação ao momento do parto, evidenciando os contributos da enfermagem para que as expetativas possam culminar com uma experiência de parto positivo. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo com carater exploratório e de abordagem fenomenológica. No estudo participaram seis (6) puérperas primíparas com idade entre os 20 aos 33 anos que tiveram o parto normal no Hospital Baptista de Sousa durante o período de junho a agosto de 2020. Para a recolha das informações utilizou-se a entrevista semiestruturada.
Os resultados evidenciam uma ambivalência de sentimentos, expetativas positivas com uma experiência negativa ou expetativas negativas com uma experiência positiva. Os dados projetam um predomínio de espectativas positivas, mas em contrapartida houve predomínio de experiência de trabalho de parto e parto negativa, associadas principalmente á falta de apoio e sensibilidade dos profissionais e á intensidade da dor. As influências socioculturais não mostraram ter influências na criação de expetativas nem no significado atribuído ao momento do trabalho de parto e parto.
Destaca-se a ótima relação entre as participantes e os profissionais de saúde a respeito das consultas pré-natais, contudo os temas e as atividades abordadas durante as consultas, não as preparou para a vivência do parto como tal, e como consequência, a possível criação de cursos de preparação para o parto foram vistos como uma alternativa muito útil no entender das participantes. Conhecendo as expetativas das mulheres sobre o seu trabalho de parto e parto, pode-se direcionar um acompanhamento com vista a uma melhor preparação para o momento do parto, reconhecendo o papel importante que a equipa do pré-natal tem na criação de programas de preparação para o parto que ajude as puérperas primíparas a adquirirem um conhecimento realista em relação ao momento do parto e dos processos envolvidos, e assim contribuir para uma transição saudável á maternidade.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1PbjdOh406kuK6P-B7UnSewcB28gyRMee/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro