Informação da Publicação

Título Humanização dos Cuidados de Enfermagem a Pessoa Idosa Hospitalizada no Serviço de Cirurgia do Hospital Dr. Baptista de Sousa.
Autor(es)
Palavras-chave
envelhecimento
pessoa idosa
hospitalização
humanização
cuidados de enfermagem
Data 2020
Resumo
Atualmente tem presenciado o envelhecimento da população mundial e nacional, acompanhado da transição epidemiológica, na qual se verifica um aumento dos agravos de saúde crónico-degenerativos, principalmente na população mais idosa. Somados a isso, os idosos apresentam várias alterações, o que exige um cuidado diferenciado. Portanto, o cuidado humanizado em enfermagem direcionado à pessoa idosa é fundamental para a implementação e efetivação das ações contempladas no Programa Nacional de Saúde do Idoso, no Estatuto do Idoso e no plano nacional de desenvolvimento sanitário.
Assim, este estudo propôs analisar a perceção dos enfermeiros do serviço de Cirurgia do hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS) sobre a humanização dos cuidados de enfermagem a pessoa idosa hospitalizada. A investigação foi desenvolvida através do estudo qualitativo, exploratório, descritivo e fenomenológico, utilizando como instrumento de recolha de informações um guião de entrevista semiestruturada que foi aplicado a oito (8) enfermeiros do referido setor.
Neste estudo os enfermeiros apontaram como principais patologias nos idosos hospitalizados no serviço de cirurgia a diabetes e suas complicações, infeção do trato urinário, hiperplasia de próstata e queimaduras. As necessidades humanas fundamentais (NHF’s) mais afetadas foram comer e beber, e movimentar-se. As intervenções de enfermagem passam pela higienização, administração de medicamentos, curativos e auxílio na alimentação.
Ainda, este estudo mostrou que o enfermeiro é um elemento importante para a humanização dos cuidados prestados a pessoa idosa. Para tal, ele deve estabelecer uma boa relação com o idoso, na qual permeia pela comunicação, respeito, empatia e escuta atenta, bem como o vínculo e o envolvimento da família. Também foi demonstrado a existência de limitações à humanização dos cuidados a pessoa idosa como a falta de recursos humanos e materiais, não adesão do idoso ao tratamento e o estado do utente idoso.
Concluiu-se que os enfermeiros entrevistados, apesar de não possuírem especialização na área de geriatria, reconhecem a necessidade da realização de uma assistência humanizada aos idosos, pelo que têm incorporado no seu plano de cuidados alguns valores característicos da humanização, tais como empatia, respeito e escuta atenta, garantindo um cuidado de qualidade.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1P7HxmbILsbFFkkC4v3H08xKaWWzJz-68/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro