Informação da Publicação

Título Promoção da vinculação mãe-filho: Estratégias utilizadas pelos Enfermeiros no serviço da maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
vinculação mãe-filho
vinculação materna
enfermagem
estratégias
desenvolvimento psicoafectivo
Data 2020
Resumo
A vinculação é muito importante, visto que é uma relação emocional única, específica e duradoura, que se estabelece de modo gradual, desde os primeiros contactos e traduz-se num processo de adaptação mútua no qual ambos os intervenientes participam ativamente. O enfermeiro tem um papel importante na promoção da vinculação visto que o enfermeiro é por excelência o elo da equipa de saúde que mantem maior contato com a população materno-infantil, o que coloca esse profissional numa posição estratégica para observar a interação mãe-filho, detetar a necessidade de intervenções, promover e facilitar a ligação afetiva.
Sendo assim entende-se ser pertinente realizar este estudo com o objetivo de identificar as estratégias de promoção da vinculação mãe-bebé utilizadas pelos enfermeiros do serviço da maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, de natureza qualitativa, fenomenológico a ser realizado no Serviço de Maternidade do Hospital Dr. Baptista de Sousa. Após a análise dos conteúdos segundo os pressupostos de Bardin (2009), contatou-se que no entender dos enfermeiros a vinculação é o elo afetivo desenvolvido entre mãe e o bebé que inicia na gravidez e vai para toda vida. No que toca aos fatores que facilitam a vinculação foram referidos como exemplos o tipo de parto (eutócico), contato pele a pele, amamentação na primeira hora, o toque, e os fatores que dificultam são: tipo de parto (distócico), carência de meios físicos, materiais, profissionais para promover a vinculação nas estruturas hospitalares, internamento do recém-nascido no serviço de neonatologia.
As principais dificuldades encontradas pelos enfermeiros são a resistência á mudança dos colegas de trabalho, estado emocional da mãe, gestão do tempo em relação a demanda pelo défice de pessoal. Para superar as dificuldades anunciadas os enfermeiros recorrem a estratégias como o alojamento conjunto, contato pele a pele e amamentação, oferecer apoio á mãe. Foi possível verificar que apesar da atualidade do tema há ainda muito caminho a ser feito na medida que os enfermeiros deixaram implícita a ideia de que necessitam de mais formações sobre a promoção da vinculação mãe-filho e também referem a necessidade de se introduzir melhorias quer a nível dos recursos humanos (aumento o rácio de enfermeiros), quer a nível dos recursos materiais nas próprias infraestruturas existentes.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1WLUp11sStMImMYj6BRFAZMuAMDG2WvaY/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro