Informação da Publicação

Título RUMUS vol. 1 (1-2) - Colectânea de Artigos
Autor(es)
Editor(es)
Luis Maia
Dominika Swolkien
Volume 1
Edição 1-2
Data 2014
Resumo
Passaram doze anos desde a instalação da Universidade do Mindelo (inicialmente IESIG). Doze anos de investimentos nas infraestruturas
informáticas e de betão, na constituição da biblioteca, na aquisição de novos equipamentos didático-pedagógicos e no desenvolvimento de novas tecnologias de ensino. Durante estes doze anos cumprimos com muito sucesso o papel de learning university e hoje a Universidade do Mindelo é uma Instituição de Ensino Superior referenciada por académicos, empresários, políticos, jornalistas e pela sociedade cabo-verdiana em geral. Chegou agora a vez de desenvolvermos o terceiro pilar que compõe a estrutura do ensino superior universitário que é a investigação científica. É neste quadro que surge a iniciativa da criação da Revista Rumus.
A Rumus, Revista Científica da Universidade do Mindelo, pretende ser um periódico científico de qualidade, organizado à melhor maneira das reconhecidas revistas científicas internacionais, com o objetivo de poder atrair investigadores de topo para nela publicarem os resultados das suas investigações, mas também para poder reforçar a confiança institucional daqueles que sempre apoiaram e acreditaram na Universidade do Mindelo.
A criação de um Conselho de Editores assegura a qualidade científica dos artigos propostos para publicação na Rumus.
A criação de um corpo mais estreito de trabalho que trata de toda a logística (receção de artigos, peer review, revisão, formatação e edição final) garante a realização e continuidade deste projeto que coloca a Universidade do Mindelo na vanguarda do ensino e divulgação científica em Cabo Verde.
Ao procurar criar números bianuais para partilha de artigos de autores originários de vários países solidifica-se o papel internacional que a Universidade do Mindelo está cada vez mais a tomar no panorama científico e social de Cabo Verde.
Tal especto reflete-se também no fato de procurarmos publicar em quantidade (16 artigos) e diversidade/qualidade. É assim impossível, como se poderia esperar num editorial, abordar individualmente cada artigo. O que nos apraz ressaltar é a criação de três secções diferenciadas da revista. Na primeira parte dedicamos a atenção à apresentação de artigos provenientes de variadas áreas disciplinares. Artigos como Procedimiento para la gestión de riesgos en el proceso de investigación, desarrollo e innovación (I+D+i): una contribución para la implementación de la norma une 166002 en la Universidad de Mindelo, República de Cabo Verde de João Dias e Óscar Parada; Avaliação da aptidão física: o efeito da ordem da aplicação dos exercícios em jovens do sexo feminino de Ana Esteves e Daniel Marinho; Importância pedagógica da construção do bilinguismo da autoria de Manuel Veiga; Conhecendo e tratando as hemoglobinopatias: anemia falciforme por Leonel Barbosa Gonçalves; Perfeccionamiento del software ECOSOFT: una contribución para la toma de decisiones en la gestión de inventários da autoria de Óscar Parada; How can psychologists use social networks to reach community? escrito por um grupo de investigadores da Universidade de Madeira (Catarina Faria, Cristina Coelho, Carla Vale Lucas, Filipa Oliveira, Luísa Soares e Sónia Vasconcelos) e Abordagem social para a avaliação do impacto da investigação, desenvolvimento e inovação. Um olhar sobre a realidade de Cabo Verde da autoria de João Dias, são exemplos concretos da preocupação de alcançar uma política de edição científica em banda larga.
Na segunda secção, apresentamos um conjunto de artigos que, neste volume em particular, estão estritamente relacionados com a área epistemológica da Psicologia. Artigo como Adaptação portuguesa da bateria de avaliação neuropsicológica de Luria Nebraska: resultados de 1968 sujeitos normais da autoria de Luis Maia; Abuso sexual infantil: uma abordagem geral da Andreia Pereira e Inês Pires; Estudo da adesão e motivação para o tratamento em doentes alcoólicos da autoria de Diana Santos e Luis Maia; A psicofarmacologia infantil na perturbação de hiperatividade com défice de atenção: um olhar de uma psicóloga por Mónica Sousa; Intervenção em crise, suicídio e mulheres vítimas de violência: uma abordagem terapêutica de Clara Margaça e Donizete Rodrigues e, finalmente, O síndrome Wernicke-Korsakoff sobre o prisma da neuropsicologia da autoria de Mónica Sousa e Luis Maia completa a secção de psicologia com artigos de autores provenientes de várias universidades europeias e de Cabo Verde.
Decidiu-se incluir uma secção de crónicas, em cada volume, para poder possibilitar o aprofundamento de uma preocupação literária, criando a oportunidade para os autores de crónicas que normalmente não são de fácil publicação em obras de referência, dado o, por vezes, fechado mundo da comunicação científica. Os autores das três crónicas nesta primeira edição presenteiam-nos, assim, com a sua sensibilidade acerca das preocupações das coisas da vida (Cartas aos amigos da autoria de Cristina Ramalho e As rosas nas pernas de Rosa Pazos) e mesmo da vitalidade do cinema em Cabo Verde (curiosamente, uma análise realizada do outro lado do Atlântico, num texto muito bem conseguido apresentado por um académico brasileiro, Jorge Cruz).
Em suma, com este primeiro volume abrem-se portas para um projeto que não pode nem deve ficar por aqui. Contamos com todos para dar continuidade a esta empreitada, ajudando assim a Universidade do Mindelo, em particular, e a ciência em Cabo Verde, de forma mais global, a alcançar uma posição de charneira no desenvolvimento e divulgação da cultura científica, desde Cabo Verde até ao mundo que nos espera.
Tipo RUMUS - Revista Cientifica da Universidade do Mindelo
URL https://drive.google.com/file/d/1cJ1QJoUZeky2BBF87YGGRzJn36wsSZUZ/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro