Informação da Publicação

Título Supervisão Pedagógica Na Avaliação De Desempenho Do Docente: Estudo De Caso Na Escola Técnica João Varela
Autor(es)
Palavras-chave
Supervisão pedagógica
Avaliação de desempenho docente
Desenvolvimento profissional docente
Perfil dos avaliadores
Data 2019
Resumo
O Sistema de Avaliação de Desempenho desenvolvido durante anos tem como finalidade melhorar a qualidade de ensino e também valorizar a classe docente, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos. Entretanto para conseguir esses objetivos, deparam-se com conflitos entre a classe docente e os fatores de ponderação de avaliação do desempenho da classe que contestam como a supervisão é feita e por outro lado muitos não acham que esses factores sejam ideais para tingir o desenvolvimento profissional que almejam. Este estudo tem como objetivo averiguar a perceção dos professores da Escola Técnica João Varela em Porto Novo-Santo Antão sobre o papel da supervisão na avaliação de desempenho do docente e perceber como a mesma contribui para o seu desenvolvimento profissional. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva.
A técnica de recolha de dados foi um inquérito por questionário aplicado a 43 participantes dos quais 15 eram professores avaliadores e 28 eram professores avaliados. Com base nos resultados obtidos conclui-se que os professores estão descontentes com a forma como a supervisão é realizada (sem pedagogia) e com os instrumentos utilizados para avaliar o desempenho das suas práticas pedagógicas sem que previamente tivesse havido formação específica.
Apontam ainda a inexistência de um modelo de avaliação docente que permita um trabalho colaborativo e reflexivo sendo que não há uma perspetiva transparente sobre o papel da supervisão pedagógica no processo avaliativo e no desenvolvimento profissional.
Tipo Dissertação Mestrado - Dissertação de Mestrado
URL https://drive.google.com/file/d/1VplOJeb2vNneXPV0X790ZGt3SC26n78s/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro