Informação da Publicação

Título O autocuidado na gestão da doença crónica das pessoas inscritas na Associação de Portadores de Diabetes Mellitus de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Diabetes mellitus tipo 2
Autocuidado-conhecimentos
Enfermagem
Educação para a saúde
Data 2017
Resumo
Este estudo está centrado na temática de uma patologia crónica, a Diabetes Mellitus (DM) tipo 2. Pois é uma doença que está em larga expansão em todo o mundo. Em Cabo Verde, segundo o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS), esta doença causa sérias consequências socioeconómicas, constituindo assim, um desafio para os atuais sistemas de saúde, exigindo participação do enfermeiro, quanto do próprio indivíduo, para a garantia da autogestão e adesão às atividades de autocuidado.
O principal objetivo desta dissertação é conhecer o perfil dos utentes com DM tipo 2 cadastrados na Associação de Diabetes de São Vicente (ADSV), aprimorando sempre para uma melhoria das suas condições de saúde. Neste sentido, o desenho metodológico adotado, divide-se em dois momentos, o estudo 1 que é o Scoping Review, permitiu identificar a evidência científica sobre a temática em estudo e o estudo 2 que é um estudo descritivo, transversal e quantitativo.
O instrumento de colheita de dados utilizado é constituído por 3 partes: de caraterização sociodemográfica; a SDSCA “Atividades de Autocuidado com a Diabetes” e "Diabetes Knowledge Questionnaire (DKQ) - 24" que avalia os conhecimentos. Os dados foram tratados informaticamente, recorrendo ao programa estatístico IBM-S.P.S.S. versão 20. Dos 45 participantes, verificou-se que a maioria é do género feminino 57.8%, com uma média de idade de 62 anos. Sendo que o tratamento instituído é com insulinoterapia (55,6%) sendo as comorbilidades mais frequentes as complicações agudas (60%). A dimensão terapêutica farmacológicos “medicamentos” é o componente do autocuidado com melhor nível de adesão 6,37 (±1,55) dias por semana, continuamente aparece a “alimentação geral” apresentando uma média de adesão de 3,65 (±2,18), seguido do “cuidado com os pés” 2,94 (±2,45), já a “atividade física” com uma adesão de 2,37 (±2,65), a “Monotorização da Glicemia Capilar” com menor nível de adesão 0,88 (±1,47) dias da semana.
Os utentes demonstraram conhecimento da patologia, mas os resultados sugerem que os participantes têm poucos conhecimentos sobre as causas da Diabetes, e poucos conhecem a importância da insulina. Logo é necessário a criação de estratégias de educação para a saúde (EpS), visto estes indicadores poderem levar a um consequente aumento das complicações.
Tipo Dissertação Mestrado - Dissertação de Mestrado
URL https://drive.google.com/file/d/1NLC8sSCo3O4dOOAob0CursI7mFGLK5zE/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro