Informação da Publicação

Título Benefícios Fiscais Em Sede Do Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas. Estudo De Caso: Empresa Matec, Sa
Autor(es)
Palavras-chave
Benefícios fiscais
IRPC
Impostos
Data 2020
Resumo
Com a globalização e a competitividade da economia, o Governo cabo-verdiano sentiu a necessidade de adotar instrumentos e mecanismos fiscais flexíveis, modernos e eficientes para dar mais ênfase ao sector empresarial.
Atualmente, em Cabo Verde, existe uma variedade de incentivos fiscais que estão ligados a vários sectores económicos, porém, os Benefícios Fiscais são instrumentos de política económica, utilizada pelo Governo com o intuito de desenvolver determinado sector económico, região e em última instância uma economia.
Sob a perspetiva da uniformização entre a teoria e a prática dos Benefícios Fiscais em sede do IRPC, este estudo tem como principal objetivo, demonstrar e analisar os Benefícios Fiscais concedidos às empresas com contabilidade organizada.
Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. Quanto ao problema esta pesquisa segue uma abordagem mista (qualitativa e qualitativa). A coleta e análise dos dados tiveram como fundamento a aplicação de um guião de entrevista direcionado ao Diretor Financeiro da Empresa Matec, bem como as demonstrações financeiras dos anos 2016, 2017 e 2018 e o Cálculo detalhado do Imposto dos respetivos anos, evidenciando os Benefícios Fiscais.
Da análise das legislações e literatura publicada, pode-se destacar, que são várias as contribuições que os Benefícios Fiscais podem oferecer às empresas e consequentemente obter uma poupança fiscal no imposto sobre o rendimento por via do seu uso.
Em suma, pode-se dizer que a utilização dos Benefícios Fiscais permite as empresas obterem uma redução da carga fiscal uma de forma clara e transparente e consequentemente uma melhor gestão da tesouraria possibilitando assim novos investimentos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/14z_It97P1wGBp1JVajdPN135wwOGQgTw/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro