Informação da Publicação

Título O Desafio da Reinserção Social dos Reclusos Reincidentes da Cadeia Central de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Prisão
Reincidência
Reinserção social
Data 2020
Resumo
Entende-se por reinserção social, um conjunto de práticas que visam reintegrar os reclusos na sociedade, pois parte-se do princípio que estes sofrem consequências nefastas enquanto privados da liberdade, desencadeando uma desadaptação social, que precisa ser revertida de modo que o indivíduo esteja preparado para viver em sociedade no momento em que for concedido a sua liberdade.
Neste sentido a pena não deve ter apenas o papel de castigo ou seja ela não deve ser apenas retributiva, deve também almejar a reabilitação do recluso, de modo a evitar a reincidência no mundo do crime, isto é evitar a prática de novos delitos por aqueles que já foram presos anteriormente. A reincidência reflete uma reinserção social não efetiva, pois com o processo de reinserção social eficaz pode-se mitigar os fatores que desencadeiam a Reincidência penitenciária e criminal.
O objetivo central do trabalho é identificar os fatores que contribuem para inibir a reinserção social dos reclusos reincidentes da Cadeia Central de São Vicente, consequentemente desencadeando a reincidência.
Os resultados evidenciaram que a família dos reclusos reincidentes apresenta uma postura participativa no processo de reinserção social dos mesmos, para além disso conseguiu-se identificar fatores que representam dificuldades à reclusão e ao processo de reinserção social dos reclusos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/10zWDyGYam5avZ7a0LQAn6_7wQLpyQF-q/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro