Informação da Publicação

Título Auditoria Energética e Aplicabilidade de Medidas de Eficiência Energética. Caso de Estudo: FAMA SA
Autor(es)
Palavras-chave
Auditoria energética
Eficiência energética
Energia solar fotovoltaica
Segurança de instalações elétricas
Data 2020
Resumo
A evolução das sociedades encontra-se assente num aumento dos consumos de energia, de origem fóssil sobretudo. Países com escassos recursos neste tipo de fontes de energia, como é o caso de Cabo Verde encontram-se energeticamente dependentes face ao exterior.
Uma Auditoria Energética compreende o estudo das condições de utilização de energia numa instalação e na identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético do mesmo. A realização de auditorias energéticas permite verificar a forma como a energia está a ser utilizada nos diferentes equipamentos e processos, e assim identificar oportunidades de melhoria.
O presente trabalho consiste na elaboração de uma Auditoria Energética a fábrica FAMA e aplicar medidas de eficiência energética para reduzir o consumo energético, bem como também aumentar a segurança da instalação elétrica da mesma.
Para a sua execução, foi efetuado um levantamento do sistema elétrico da empresa, onde se verificou um consumo anual de energia elétrica de 55.850 KWh e como medida de redução do consumo de energia da empresa, foi dimensionado um sistema solar Fotovoltaico de 25KW. No QGBT procedeu com a instalação de dispositivos de proteção contra sobretensão e a melhoria do sistema proteção contra surtos de incêndio.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1m-RpWi32sHnvxtmLnDS9UGf4QWsm3esL/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro