Informação da Publicação

Título Sistema de Monitorização de Consumo Energético
Autor(es)
Palavras-chave
Contador inteligente
Protocolo Modbus RS485
Raspberry Pi
Data 2020
Resumo
A indústria de energia elétrica enfrenta atualmente novos desafios resultantes das preocupações ambientais, conservação de energia e também das exigências por parte dos seus clientes. Para responder a estes desafios, surge cada vez mais a necessidade de recorrer a sistemas automáticos de medida de consumos e uma inteligente gestão de energia.
Este trabalho situa-se neste contexto, particularmente no desenvolvimento de um sistema de medição de Energia residencial. A existência de um dispositivo de medição de energia capaz de informar o consumo em tempo real pode resultar numa atitude mais ativa por parte do consumidor, dando assim a possibilidade ao consumidor de fazer uma melhor gestão do consumo.
O contador inteligente de energia proposto é constituído por um medidor de energia com interface de comunicação via Modbus RS-485. Através de um conversor RS485 para USB, os dados de consumo são enviados para o Raspberry Pi. Este é responsável por receber esses dados e enviar para a base de dados. Remotamente o cliente pode ter acessos aos dados de consumo energético.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1EpQWp5jG4OmdDSsWQtHW1R6ct5IG7dAr/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro