Informação da Publicação

Título A Intervenção de Enfermagem em Situação de Paragem Cardiorrespiratória no Banco de Urgência de Adulto do Hospital Dr. Baptista de Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
PCR
Intervenções de enfermagem
Cadeia de Sobrevivência
Data 2020
Resumo
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é considerada uma das mais importantes emergências clinicas, e também como uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial e nacional. A sobrevida está ligada ao tempo e a qualidade do atendimento prestado, exigindo dos enfermeiros e dos demais profissionais de saúde uma atuação rápida, eficaz e objetiva.
Em Cabo Verde a problemática das doenças cardiovasculares (DCV) assume grande importância, compreendendo a hipertensão arterial, cardiopatias reumáticas e isquémicas e os acidentes vasculares cerebrais, estão atualmente entre as principais causas de morte no país. Neste sentido, é importante que se dê uma especial atenção as medidas efetivas de prevenção, deteção precoce, tratamento e reabilitação das pessoas afetadas. Segundo os dados MSSS a partir de 2009 e até 2011, houve uma ligeira redução do número de mortes por DCV. No entanto, a partir de 2012 a tendência foi de crescimento.
Os dados obtidos corroboram esta perceção, pois as doenças cardiovasculares foram a primeira causa de morte no período entre 2010 e 2015, tendo passado de 600 óbitos em 2010 para 779 em 2015. De realçar que só no ano de 2015, as DCV representaram cerca de (28,4%) das causas de mortalidade geral, estando o sexo feminino com a maioria das mortes, ou seja cerca de (52,6%) do total. Relativamente ao ano de 2016 o panorama manteve-se inalterado, representando as DCV nesse ano, (28,6%) da mortalidade geral em Cabo Verde. Face a esta problemática entendeu-se ser pertinente desenvolver este estudo investigativo com o objetivo geral de analisar a intervenção de enfermagem em situação de Paragem Cardiorrespiratória no banco de urgência de adulto do Hospital Dr. Baptista de Sousa.
Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório com uma abordagem fenomenológica.
Para isso recorreu a entrevista semiestruturada com o método de recolha de informação tendo sido entrevistado cinco (5) enfermeiros que correspondiam aos critério de seleção e que aceitaram responder livremente as questões do guião de entrevista.
Da análise das informações recolhidas, conclui-se que contudo, e apesar da atualidade do tema em estudo, verifica-se que na realidade cabo-verdiana há necessidade de formações contínuas destinadas aos enfermeiros e aos demais membros da equipe de saúde, uma vez que as diretrizes vem sofrendo alterações a cada 5 anos, por conseguinte o enfermeiro precisa estar dotado de conhecimentos científicos e habilidades técnicas para intervir de modo eficaz e aumentar a possibilidade de sobrevida do utente.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/13UCli0HrMkx4C8r8qkJtk39KeOpoeXEi/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro