Informação da Publicação

Título Prevalência da Retinopatia Diabética na Associação de Diabéticos de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Retinopatia diabética
Diabetes mellitus
Prevalência
Rastreio
Ortoptista
Data 2020
Resumo
A (RD) Retinopatia Diabética consiste na manifestação ocular da Diabetes Mellitus, caracterizada por alterações graduais e progressivas na microcirculação retiniana, com permeabilidade vascular aumentada. É caracterizada como uma microangiopatia dos vasos da retina. É uma das principais causas de cegueira no mundo uma das complicações mais frequentes da Diabetes Mellitus. A RD é classificada em 3 tipos, não proliferativa, pré- proliferativa e proliferativa.
O presente estudo intitula-se “Prevalência de Retinopatia Diabética na Associação Diabéticos de São Vicente” e como objetivo geral determinar o número de indivíduos que apresentam Retinopatia Diabética na associação. Para dar resposta ao objetivo geral optou-se por realizar uma avaliação do fundo ocular (retinografia) nos diabéticos pertencentes a Associação de Diabéticos de São Vicente. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, com uma população de 182 diabéticos, dos quais 49 pacientes com a idade compreendida entre os 25 anos e os 90 anos foram usados como amostra e submetidos a uma avaliação no mês de Novembro de 2019.
Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um protocolo para avaliar os pacientes. Os resultados evidenciaram que cerca de 13 diabéticos da associação apresentavam RD o que corresponde a (30,23%), sendo que desses (53,85%) dos diabéticos com RD tem RDnP e (46,15%) tem RDP. Foi possível analisar e determinar a simetria do fundo ocular dos diabéticos encontrando (38,46%) de simetria. O ortoptista atua na promoção da saúde, realização de rastreios e no seguimento da patologia através de exames complementares diagnóstico precoce da RD.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito