Informação da Publicação

Título Rastreio Visual em Crianças de Idade Pré-Escolar da Cidade de Ribeira Grande, Santo Antão
Autor(es)
Palavras-chave
Rastreio visual infantil
Ortoptista
Cuidados de saúde primários
Data 2020
Resumo
Os cuidados de saúde primários são pilares essenciais de qualquer sistema de saúde, promovendo a autorresponsabilização, a autonomia e a educação para a saúde. Este nível de cuidado é desenvolvido nos centros de saúde, sendo um meio acessível e eficaz para promover a saúde da população. Os cuidados de saúde primário possibilitam a resolução das necessidades da população através da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença encaminhando-os para os cuidados mais especializados.
No que diz respeito a saúde da visão, a prevenção baseia-se principalmente no diagnóstico precoce das alterações oculares, nomeadamente nas crianças, visto que estas são muito afetadas pelo facto de ainda estarem na fase inicial da vida e com o aparecimento de alterações visuais afeta o desenvolvimento emocional, social e psicológico repercutindo na sua aprendizagem e consequentemente na sua qualidade de vida, daí a importância do rastreio visual infantil.
Este estudo tem como objetivo principal identificar e descrever a prevalência das alterações da função visual na população infantil em idade pré-escolar da cidade de Ribeira Grande de Santo Antão.
A metodologia utilizada é quantitativa, trata-se de um estudo descritivo e exploratório, em relação ao tempo é de caracter transversal. A seleção das crianças foi realizada nos jardins- de-infância de Ribeira Grande, Santo Antão.
Este estudo teve uma amostra total de 525 crianças, com idade compreendida entre 2 e 6 anos, maioritariamente do género feminino (51%). Verificou-se que existe uma maior prevalência de baixa de acuidade visual representando (50%) das suspeitas de diagnóstico encontradas. Após a realização deste estudo, pode-se verificar que a maioria (97%) das crianças dos jardins de Ribeira Grande nunca estiveram numa consulta de oftalmologia, com uma pequena percentagem de (3%) que já realizaram uma avaliação. Percebeu-se que as pessoas principalmente os pais encontram-se pouco informados acerca da importância da saúde visual infantil. Para as crianças a visão é crucial para o seu desenvolvimento tanto a nível escolar como emocional, psicológico e social. Os adultos devem estar sempre informados acerca da saúde visual dos filhos, sendo o rastreio visual de extrema importância para as crianças. Mas para que isso aconteça as autoridades nacional de saúde tem de apostar mais nas competências dos ortoptistas acerca da promoção e prevenção da saúde visual em Cabo Verde.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1IA6ODUV85JguD7ZjyWMRtGqbx7BOZqke/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro