Informação da Publicação

Título Viver Com Retinopatia Diabética: a Experiência Dos Indivíduos Adultos Seguidos Á Pelo Menos 10 Anos No Hospital Dr. Baptista De Sousa
Autor(es)
Palavras-chave
Retinopatia diabética
Diabetes mellitus
Impacto
Data 2020
Resumo
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crónica não transmissível, caraterizada por uma hiperglicemia constante, o que leva a complicações macro e microvasculares. O olho é um dos principais órgãos afetados nesta patologia e a Retinopatia Diabética a mais conhecida complicação microvascular e a principal causa de cegueira em indivíduos em idade ativa. Atinge tanto na diabetes tipo 1 como no tipo 2, sobretudo em pacientes com longo tempo de doença e mau controlo glicémico.
A DM é considerada uma epidemia mundial, traduz-se num desafio para os sistemas de saúde em todo mundo e por isso também para Cabo Verde, pelo que é um problema de saúde pública. Quando a RD culmina em perda visual é considerada trágica e constitui fator importante de morbidade de elevado impacto económico, pois afeta o tanto o individuo, como a família, a sociedade e também o sistema de saúde. O aumento da incidência e da prevalência da RD deve-se ao crescimento da população mundial, adoção de estilos de vida pouco saudáveis, ao envelhecimento, e ao fato de que com o avançar da idade algumas condições oculares também crescem, enfatizando por isso a atuação dos profissionais de saúde visual na promoção da saúde visual e prevenção das complicações nos portadores tanto da DM como da RD.
É neste sentido que o objetivo deste trabalho é analisar o impacto da retinopatia diabética no dia-a-dia dos indivíduos adultos seguidos á pelo menos 10 anos no Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, utilizando-se um método qualitativo e de abordagem fenomenológica. A temática em estudo foi desenvolvida com os doentes portadores da RD do Serviço de Oftalmologia do Hospital Dr. Baptista de Sousa (em São Vicente, uma ilha de Cabo Verde), sendo a população alvo composta por cinco pacientes deste serviço e o instrumento de recolha de dados utilizado a entrevista semiestruturada.
Após a realização do estudo pode-se constatar que a baixa visão adquirida por causa da RD interfere nas atividades diárias principalmente na leitura, costura, e em alguns casos na condução, houve participantes que reformaram antecipadamente, e tudo isto interfere na qualidade de vida no sentido em que as suas atividades de lazer ou de trabalho ficaram acometidas. Pode-se dizer que a RD tem um impacto negativo na vida das pessoas e isto se manifesta de forma diferente, pois cada um tem as suas habilidades para resolver os seus problemas, embora sabe-se que sempre arrasta consigo vários transtornos psicológicos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1vNr-AB2Ye9cDs94-dvUqHiA24XIXAXT_/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro