Informação da Publicação

Título O Contributo Do Ortoptista Para O Despiste Visual Precoce Na Infância: Uma Revisão Da Literatura
Autor(es)
Palavras-chave
Ortoptista
Saúde visual
Crianças
Saúde ocular
Promoção da saúde visual
Data 2021
Resumo
O olho é um órgão bastante complexo, sendo responsável por mais de (90%) das informações que captamos e ajuda-nos a perceber imagens à nossa volta, quando se observa um objeto, os raios de luz desse mesmo objeto são refletidos na córnea, daí surge o processo que chamamos de visão. Crianças cegas no mundo ronda cerca de 1,4 milhões, sendo que a maior parte delas nascem cegas ou ficam cegas em seu primeiro ano de vida e muitas acabam por morrer com problemas que levaram a cegueira, realçando que, cerca de (40%) das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis.
Mostra-se pertinente a deteção precoce de alterações visuais pois estas têm repercussões no crescimento/desenvolvimento da criança e em toda a sua vida futura, comprometendo o seu desempenho escolar e o seu processo ensino/aprendizagem podendo levar ao abandono escolar. Posto isto, este trabalho consiste em conhecer o contributo do ortoptista no despiste visual precoce na infância, por meio de uma revisão integrativa da literatura, qualitativa dos últimos 10 anos (2010-2020), como o objetivo de demostrar o contributo do ortoptista na deteção precoce de alterações visuais na infância. Foi realizado um levantamento nas bases de dados como SCIELO (Scientific Electronic Library Online), RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e Researchgate.
Foram recolhidos 10 artigos que retratassem sobre o tema e aspetos relacionados ao tema, cujo critérios de inclusão e exclusão são conhecidos na fase metodológica deste estudo. Na recolha dos artigos foi possível ver que o ortoptista é um profissional de saúde visual com um papel importante pois, possui capacidade para o diagnóstico precoce por meio de programas de rastreios visuais, a fim de colocar em evidência a promoção da saúde visual e prevenção de doenças, mas também na identificação de alterações que acometem as crianças em idades escolares e não só, levando a um tratamento adequado e atempado.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/149gH1IhSTAG_zVP5AKobY3bmaF1rUer4/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro