Informação da Publicação

Título Gestão Democrática E a Inclusão De Alunos Com Necessidades Especiais: Um Estudo De Caso Em Duas Escolas Do Município De Brejo/MA
Autor(es)
Palavras-chave
Gestão
Educação
Inclusão
Data 2021
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto a inclusão de alunos com necessidades especiais em ambiente escolar. Ela visa compreender sob quais práticas e paradigmas acontecem os processos de inclusão desses alunos.
A estratégia utilizada foi a de um estudo de caso compreendendo duas escolas da zona urbana do município de Brejo-MA. Foram levadas em conta variantes como o grau de democratização da gestão e a aplicação da legislação atual que regem o ensino de pessoas com necessidades especiais nessas escolas. Nosso pressuposto teórico compreendeu um olhar crítico sobre o paradigma da inclusão e sua prática efetiva no ambiente escolar.
A abordagem metodológica da pesquisa foi quali- quantitativa e englobou uma pesquisa bibliográfica bem como a aplicação de um questionário a uma amostra da população de professores e gestores das escolas pesquisadas.
Ao final da pesquisa pudemos verificar que essas escolas precisam ainda percorrer um longo caminho na construção efetiva de um paradigma de inclusão, pois ainda falta uma formação adequada aos professores e gestores; há muitas deficiências na estrutura física destas escolas; poucos profissionais especializados para o atendimento dos deficientes, bem como pouco espaço para a participação autônoma e democrática de todos os segmentos da escola.
Tipo Dissertação Mestrado - Dissertação de Mestrado
URL_Anexo Acesso Restrito