Informação da Publicação

Título Delinquência Juvenil: A relação entre a delinquência juvenil e o ambiente familiar na ilha de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Delinquência juvenil
Família
Menor
Fator de riso e de proteção
Data 2021
Resumo
O fenómeno da delinquência juvenil é uma realidade da sociedade Cabo-verdiana que tem vindo a aumentar as preocupações sociais. Consiste na prática de factos qualificados como crime na lei penal, por menores com idade compreendida entre os 12 e os 16 anos. Trata-se de um fenómeno complexo, devido a uma multiplicidade de fatores que leva ao seu surgimento. Neste trabalho pretende-se analisar a relação entre este fenómeno e o ambiente familiar.
Através da análise dos fatores de risco familiar, da supervisão parental, da educação e das relações entre pais e filhos, bem como os aspetos que podem contribuir para um ambiente familiar saudável, que promove uma melhor adaptação e desenvolvimento do menor.
Para tal, recorreu-se ao método qualitativo e quantitativo, mediante realização de entrevistas e aplicação de inquéritos, o que permitiu concluir que realmente existem muitos fatores de riscos nas famílias em São Vicente, sendo o principal a ausência da supervisão parental.
As hipóteses formuladas foram todas confirmadas apartir dos dados obtidos tanto das entrevistas como também dos inquéritos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1pxfvDuRcrthZVRi8_KJ0m4nSOUR9nF5q/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro