Informação da Publicação

Título Impacto dos Maus-Tratos na Infância e Adolescência: Aspetos Psicopatológicos e Sociais
Autor(es)
Palavras-chave
Maus Tratos
Criança
Adolescência
Psicopatologia
Data 2021
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso surge no âmbito do curso de Criminologia e Reinserção Social. Tem enfoque na temática de “Impacto dos Maus-Tratos na infância e Adolescência: Aspetos Psicopatológicos e Sociais” tendo como objetivo principal, compreender a problemática que envolve as crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e delinear propostas de solução.
De acordo com as pesquisas feitas no decorrer deste trabalho de investigação, as crianças maltratadas têm um desempenho cognitivo mais frágil, pelo que, tendem a apresentar uma maior reatividade negativa.
Os resultados fornecem pistas para investigações futuras e para a intervenção junto de crianças com experiências familiares adversas.
A nível da metodologia, recorreu-se ao método quantitativo na coleta de dados através da aplicação de questionário (perguntas fechadas e de múltipla escolha) no sentido de apurar a perceção dos profissionais de saúde relativamente à temática. Finalmente, do ponto de vista da análise e apresentação dos resultados, importa realçar que no âmbito desta pesquisa, optou-se pela utilização do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) um software aplicativo do tipo científico, que possibilitou transformar os dados recolhidos nas relevantes informações espelhadas neste capítulo.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1JUfSeL9SyE17kuALfDmedKx8Id9RFMeK/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro